Ana Costa: ‘PAISM é parte da luta feminista pela promoção da saúde e autonomia das mulheres’

A diretora-executiva do Cebes, Ana Costa, participou nesse 8 de março de um evento sobre os 40 anos do Programa de Assistência Integral à Saúde Mulher (PAISM). Na sua fala, ela destacou a importância do PAISM como parte da luta feminista pela promoção da saúde e da autonomia das mulheres. A celebração do PAISM foi promovida pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP), em parceria com a Faculdade de Medicina (FMUSP) e Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde.

Ana discutiu como o programa surgiu em um contexto de crítica à medicalização e mercantilização da saúde, enfatizando a necessidade de uma abordagem integral e não apenas centrada na maternidade. Para a diretora-executiva do Cebes, o PAISM representa uma tentativa de oferecer serviços de saúde que considerem as necessidades complexas das mulheres, indo além do atendimento obstétrico para abordar questões como contracepção, planejamento familiar e saúde mental.

Ela lembrou um pouco da história do movimento sanitarista e de sua própria trajetória como feminista na área de saúde materno-infantil do Ministério da Saúde na época da ditadura civil-militar. “Dizia-se que a população pobre no Brasil era um barril de pólvora. E se crescesse a população pobre o Brasil iria fazer uma revolução comunista tal como Cuba“.

A médica sanitarista ressaltou a importância das práticas educativas dentro do programa, que visavam capacitar as mulheres a questionar e participar ativamente de suas decisões de saúde. E também destacou o papel do movimento feminista na promoção do PAISM e propôs uma retomada do pensamento crítico feminista para garantir a continuidade e o aprimoramento desse programa no futuro da política de saúde da mulher.

Assista a participação de Ana no evento: