Cebes se junta a mais de 30 organizações no ato Pilotis pela Democracia

Nessa quinta (11), o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde se junta à Associação dos Docentes da PUC-Rio, à Associação Brasileira de Imprensa e a mais de 30 outras organizações unidas para participar do ato público Pilotis pela Democracia.

Em maio de 1977, os pilotis do Edifício da Amizade – Kennedy, da PUC-Rio, se tornaram marco de uma importante inflexão na luta pelo reestabelecimento das liberdades democráticas. Com o movimento estudantil à frente, mais de sete mil pessoas se reuniram e se manifestarem, desafiando abertamente a repressão. Quarenta e cinco anos depois, a memória desses movimentos ressoa no ato que a Associação dos Docentes da PUC-Rio agora convoca, e que novamente reúne estudantes, funcionários e amplos setores da sociedade civil.

Às 11h do dia 11 de agosto de 2022, novamente nos Pilotis, será lida a Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito. O momento já não é o de reconquistar a democracia, mas de protegê-la – agora, é preciso reestabelecer as condições e o espaço do diálogo e da concertação, de uma política que não tolera o autoritarismo e jamais autoriza a violência. As pautas e vozes do nosso tempo são ainda mais plurais do que eram em 1977, mas a ampla adesão a esse movimento – que novamente toma o país todo – dá mostras de que é preciso mais uma vez gritar em uníssono: Estado Democrático de Direito sempre!