Plenária final da Conferência Livre aclama diretrizes e inicia novo processo de construção de consensos

O fortalecimento conjunto dos diversos movimentos que formam o grande movimento da Saúde Pública e Coletiva brasileira num momento histórico para o Brasil foi sintetizado na plenária final da etapa nacional da Conferência Lire, Democrática e Popular de Saúde, realizada em São Paulo, em 5 de agosto. Marcada pela construção de consensos e escuta das diferenças, a plenária aclamou as diretrizes apresentadas que serão a base para um novo documento. 

Desde o início do ano, a Frente pela Vida vem debatendo um texto-base com eixos programáticos para uma nova política de saúde para o Brasil. Junto com demais documentos prévios, esse texto-base foi o ponto de partida que orientou as diversas etapas preparatórias, sejam elas encontros regionais, municipais, estaduais, de movimentos, entidades e organizações.As propostas desses eventos foram enviadas para compor o documento final. Veja os documentos submetidos à Operativa. 

Devido à estrutura da Conferência, possibilitada integralmente por recursos dos movimentos sociais em prol do SUS, e ao excasso tempo da etapa nacional, a Operativa da Conferência dispôs uma primeira versão das Diretrizes no Site da Frente Pela Vida e conduziu para a aprovação consensual do documento. A Frente Pela Vida se comprometeu a elaborar um documento final incluindo todas as diretrizes produzidas durante o processo conferencial. O documento final a ser redigido será remetido à Comissão Organizadora da 17ª Conferência Nacional de Saúde e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Confira aqui as diretrizes aprovadas por aclamação.

Na plenária final, o ex-ministro da saúde José Gomes Temporão destacou que o documento é uma reiteração de um projeto político histórico, fundamental para o desenvolvimento do Brasil.

“Nós queremos sim resgatar a credibilidade da gestão pública, bons programas e muito além disso. Mas só teremos de fato um SUS constitucional se fizermos mudanças profundas na gestão, na relação público-privada, no financiamento, na participação do planejamento e na transparência”, afirmou Temporão.

A plenária foi encerrada com ricas intervenções sobre diversos temas da saúde, como saúde mental, política de patentes e saúde da população LGTBQIA+, entre outros temas, destacadas pelos participantes. Essas manifestações foram registradas e serão consideradas para os próximos documentos da Frente Pela Vida. 

Assista à Plenária Final na íntegra: