Presidenta do Cebes ressalta a importância da campanha ‘Vacina Mais’

O Conselho Nacional de Saúde (CNS), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) lançaram nesta quarta-feira (29), a campanha Vacina Mais, que tem como objetivo promover uma ampla campanha de incentivo à vacinação. Para se somar aos esforços que vêm sendo realizados a nível comunitário por gestores e trabalhadores de saúde em prol da vacinação, a campanha Vacina Mais levará informação clara, atraente e precisa a diferentes públicos sobre a segurança, importância e efetividade de todas as vacinas disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Calendário Nacional de Vacinação. Veja no site do CNS mais informações sobre a campanha.

A Presidenta do Cebes, Lucia Souto, participou do lançamento da campanha “Vacina Mais”, uma parceria entre o Conselho Nacional de Saúde, a OPAS OMS Brasil – PAHO WHO Brazil, o Conass Nacional e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde para promover uma ampla campanha de incentivo à vacinação.

O Cebes esteve presente no evento de lançamento da campanha Vacina Mais. A presidenta Lúcia Souto reforçou a importância da campanha, especialmente neste momento em que o Brasil vive uma situação crítica com relação à diminuição assustadora da vacinação no país. Para Lúcia, “esta iniciativa do Conselho Nacional de saúde, com compartilhamento da OPAS, do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde, Nésio Fernandes, da Fiocruz e da frente Pela Vida se faz necessária para tentar reverter a situação crítica de diminuição da vacinação“.

Esta redução já está trazendo de volta a doença e até mesmo a re-entrada no Brasil de doenças que já estavam erradicadas. Devemos ressaltar que o programa brasileiro de imunização sempre foi exemplar para o mundo inteiro e conseguiu recordes impressionantes de imunização. O governo atual acabou com tudo isso e o Ministério da Saúde, nunca mais fez campanha alguma. É um enorme apagão da liderança do Ministério da Saúde“.

Essa ausência acaba tendo um impacto muito grande na redução da vacinação no Brasil e daí a importância desta iniciativa das diversas entidades se juntando para retomar esta campanha. A expectativa é de que, em julho do ano que vem, quando for realizada a 17ª conferência Nacional de Saúde, esperamos já ter comprido etapa da retomada da vacinação no Brasil, atingindo as metas de cobertura que são fundamentais.

Assista o lançamento da campanha no link ou a seguir: