Primeiro encontro do Curso de Formação – Cebes Núcleo Goiás

O primeiro encontro do Curso de Formação foi rico em debates e reflexões. Os objetivos do primeiro encontro foram: Situar quem foi Sérgio Arouca e como surgiu seu interesse pelo estudo da Medicina Preventiva. Situar o processo histórico de elaboração da Medicina Preventiva como elemento pedagógico de superação da Medicina Flexneriana.

Nesse sentido nos propusemos a contextualizar como iniciou o referencial teórico da Medicina Preventiva, quais são os seus sentidos e principais características . Além disto problematizar a questão ideológica da Medicina Preventiva trabalhada por Arouca e seu processo de superação pelo referencial da Saúde Coletiva

O Curso ainda terá mais 4 encontros. A metodologia baseia-se na leitura dos capítulos do livro “ O Dilema Preventivista” de Sérgio Arouca. Conta com um grupo diversificado, das mais variadas áreas da saúde, com acadêmicos de todos períodos de graduação e pós-graduação, além de profissionais do Sistema Único de saúde interessados em aprofundar seus estudos na área da Saúde Coletiva.

A ideia do Núcleo Cebes Goiás é discutir os principais referenciais da Saúde Coletiva e do movimento da Reforma Sanitária. O objetivo é contribuir para a formação de acadêmicos, trabalhadores e demais interessados na consolidação do SUS no Brasil.

O CEBES Goiás além da militância em defesa do SUS, tem objetivo de contribuir para a formação de sujeitos críticos , reflexivos com foco na transformação do sistema de saúde público brasileiro.

 

No dia 15 de junho teremos o 2º encontro do Curso.