Prorrogada até 30/04/2022 a chamada de artigos para número especial da Saúde em Debate ‘Políticas e Práticas de Cuidado em HIV/AIDS: Diálogos Interdisciplinares’

Tema: Políticas e práticas de cuidado em HIV/Aids
Início da Chamada: 24/01/2022
PRAZO DE SUBMISSÃO PRORROGADO PARA 30/04/2022

Esta chamada é destinada a compor um número especial da revista “Saúde em Debate” Políticas e práticas de cuidado em HIV/Aids: diálogos  interdisciplinares, editada pelo Cebes (Centro Brasileiro de Estudos de Saúde) em parceria com o Instituto Nacional de Saúde da Criança, da Mulher e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); a Universidade Federal da Paraíba (UFPB); a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj); a Universidade Federal Fluminense (UFF); e a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ). O foco da publicação é propiciar uma reflexão e debate sobre pesquisas que tematizem políticas e práticas de cuidado em HIV/Aids nos campos de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, Políticas, Planejamento e Gestão e Epidemiologia Social, dentre outros.

CONTEXTO

Este número temático, produzido no âmbito do projeto “Cuidado em HIV/Aids na Rede de Atenção à Saúde” e apoiado pelo Programa de Incentivo à Pesquisa do IFF/Fiocruz, parte do encontro de um conjunto de participantes de várias instituições de ensino e pesquisa e visa conhecer, reunir e visibilizar pesquisas acadêmicas e análises de experiências sobre Cuidado em HIV/Aids a partir de diversas abordagens disciplinares.

Além da diversidade disciplinar, esperamos oportunizar a diversidade regional na publicação dos textos, possibilitando à ampla comunidade de leitores deste periódico conhecimento sobre diversos contextos de vivência, atuação e pesquisa sobre o tema Cuidado em HIV/Aids.

Seguindo a tradição da resposta brasileira à epidemia de HIV/Aids, estimulamos uma produção coletiva que inclua a participação de docentes, discentes, pesquisadores, profissionais de saúde e demais atores inseridos nos mais variados cenários de atuação (universidade, centros de pesquisa, ONGs, movimentos sociais, serviços de saúde, gestão em saúde e outros).

A relevância em pautarmos o tema da epidemia do HIV/Aids neste momento encontra eco em dados recentes que evidenciam o acirramento das desigualdades na distribuição dos novos casos pelo mundo e revelam, principalmente, a redução das taxas entre pessoas brancas e aumento entre as pessoas negras (https://www.unaids.org/sites/default/files/media_asset/2021-global-aids-update_en.pdf).

Diante desses fatores, nos perguntamos, para início de partida: O que é cuidado em HIV/Aids? Em que espaços se produz cuidado? Que atores formam parte desse construto? Como os cuidados em HIV/Aids têm sido produzidos em diferentes contextos brasileiros? Como se relacionam ao acesso das pessoas às redes e aos serviços de saúde? Que marcadores sociais e eixos de análise são importantes numa análise sobre o cuidado em HIV/Aids? (Gênero? Identidade e orientação sexual? Classe? Cor/raça/etnia? Religião? Idade? Corpo? Sexualidade? Tecnologias? Gestão? Processos de Trabalho? Outros?). Que/como políticas ensejam o cuidado em HIV/Aids? Como as experiências de pessoas/sujeitos/indivíduos/usuários/pacientes se articulam nessas tramas? Essas e outras perguntas guiaram o temário expresso abaixo e dizem respeito a uma aposta interseccional, intergeracional, interdisciplinar e intersetorial na publicação do número temático que está por vir.

EIXOS TEMÁTICOS

Os artigos devem se inserir em um dos seguintes eixos temáticos:

  1. Política brasileira de HIV/Aids e práticas de cuidado
  2. Participação, mobilização e movimentos sociais
  3. Saúde global, patentes e acesso a tecnologias
  4. Formação e educação em HIV/Aids
  5. Práticas profissionais de cuidado em HIV/Aids
  6. Estigma, vulnerabilidade e discriminação
  7. HIV/Aids, desigualdades e marcadores sociais da diferença: raça/etnia, gênero, geração, classe, sexualidade, território
  8. Organização de linhas de cuidado, ações e serviços de saúde em HIV/Aids
  9. Experiências de adoecimento, redes e itinerários terapêuticos ou de cuidado em HIV/Aids
  10. Tecnologias biomédicas, experiências de uso e medicalização
  11. HIV e pandemia de Covid-19

ORIENTAÇÕES GERAIS

O presente número temático receberá artigos inéditos resultantes de pesquisas ou análise de experiências de autores que podem ser docentes, discentes, trabalhadores da saúde, agentes dos movimentos sociais/ONG, dentre outros.

Aceitam-se artigos originais, ensaios, revisões, artigos de opinião, relatos de experiência, resenhas, entrevistas e outros documentos. 

Serão publicados no máximo dois artigos por autor, sendo apenas um como autor principal. Artigos aprovados e não incluídos no número especial poderão ser publicados em números regulares da revista.

A submissão dos artigos deve ser feita no site da “Saúde em Debate” http://www.saudeemdebate.org.br/. Para a redação do artigo devem ser seguidas as normas técnicas da revista disponíveis no site.

No formulário de cadastro do artigo, em “Discussão da pré-avaliação/Comentários para o editor”, explicitar que o artigo está sendo submetido para o número especial “POLÍTICAS E PRÁTICAS DE CUIDADO EM HIV/AIDS: diálogos interdisciplinares.

PRAZO DE SUBMISSÃO PRORROGADO PARA 30/04/2022.

Cordialmente,

Comitê Editorial.