Protógenes e as entranhas do Brasil

O delegado da Polícia Federal, Protógenes Queiroz, concedeu em dezembro de 2008 uma longa entrevista a Revista Caros Amigos (edição 141). Protógenes foi responsável pelas investigações da Operação Satiagraha, iniciada em  2004, como desdobramento do caso do mensalão, e que, em julho de 2008, levou à prisão o banqueiro Daniel Dantas, dono do Banco Opportunity, e outros envolvidos. Eles foram acusados de crime contra o sistema financeiro. Depois das prisões, o delegado se afastou do caso , acusado de desvio de conduta e quebra de sigilo funcional. A Operação, que investiga indícios de crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, sonegação fiscal, formação de quadrilha, gestão fraudulenta, além de uso indevido de informação privilegiada, passou ao delegado Ricardo Saadi.

Protógenes deu uma entrevista de seis horas, de 14h30 às 20h30, e saiu lamentando que faltou contar mais coisas, segundo Caros Amigos. Discorreu que Daniel Dantas pode mandar muito, mas é apenas um “braço” de algo mais poderosos, e falou sobre tantos outros fatos arrepientes, nas palavras dos entrevistadores. “É muita picaretagem!”, disse o delegado. “Você vai investigando, vai dar nas construtoras, na concorrência pública, e nos políticos”, salientou em dado momento da entrevista.

Leia a íntegra da entrevista, realizada por Mylton Severiano, Marcos Zibordi, Camila Martins, Fernando Lavieri, Palmério Dória, Wagner Nabuco, Renato Pompeu, Bruno Versolato e Amancio Chiodi.