Quase metade dos medicamentos controlados vendidos são para transtornos psíquicos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizou um levantamento que apontou que 44% dos medicamentos controlados vendidos em farmácias e drogarias são para o tratamento de transtornos mentais e de comportamento. Os dados constam no primeiro Boletim de Farmacoepidemiologia do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), divulgado pela própria agência.

O boletim traz um perfil do consumo de 143 medicamentos de venda controlada, no período de março de 2007 a março de 2010. O monitoramento é feito a partir das receitas médicas retidas e notificações de entrada e saída de produtos em mais de 39 mil estabelecimentos, localizados em mais de três mil municípios.

Os transtornos mentais e comportamentais estão dentro do grupo de doenças do sistema nervoso central, que respondem por 74,8% dos remédios controlados consumidos no país. De acordo com a Anvisa, existem 70 tipos diferentes de princípios ativos registrados no país que agem no sistema nervoso.

As informações do boletim, segundo a Anvisa, serão usadas para traçar estratégias de fiscalização da venda dos remédios e também monitorar o uso dessas substâncias. Os medicamentos controlados englobam os de tarja preta e emagrecedores, por exemplo. O documento passará a ser divulgado a cada seis meses, de acordo com a agência reguladora.