Quem ama Vacina

O Cebes, a sociedade brasileira e suas instituições democráticas estão alertas. A abertura da vacinação para clínicas privadas pode impactar negativamente o controle da pandemia, aumentar as desigualdades sociais na saúde e os riscos inerentes ao prolongamento da circulação do vírus na população. A mercantilização da vacina não será tolerada por um Brasil que luta pela vida, por um país mais justo e solidário.

Comunica SUS

O Cebes abriu uma vertente de comunicação por meio do Projeto ComunicaSUS com a organização alemã Medico Internacional. Composto por 20 radionovelas curtas, podcasts e cards e com objetivo contribuir na construção do conhecimento do que seja o SUS e de instrumentalizar a sociedade na luta pelos seus direitos e pela consolidação do SUS, o projeto tem ajudado comunidades e instituições de saúde a se comunicarem com a população e os trabalhadores de saúde, a refletirem a partir de personagens fictícios como agentes comunitárias de saúde, sobre diversas questões. Sua divulgação por rádios comunitárias do país tem se constituído como ferramenta essencial e de prática em promoção da saúde nos mais distantes territórios por processos comunicativos valorizando a participação e subjetividade das pessoas e dos coletivos que convivem nas comunidades na busca por uma vida saudável.

Mobiliza SUS

Realização recente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde em parceria com o Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública (ASFOC-SN) o Projeto MobilizaSUS integra as ações de responsabilidade social das instituições proponentes, no sentido de estimular o exercício da cidadania e o debate sobre a construção de saídas estruturantes para a crise sanitária e econômica que atinge o país.

Com o objetivo de fortalecer lideranças comunitárias e jovens dos movimentos sociais, foi desenvolvido no contexto da pandemia de COVID-19 e pautado em evidências de que a sociedade brasileira não pode abrir mão de sistemas públicos de saúde como o Sistema Único de Saúde (SUS) e da garantia do bem estar e de seus direitos sociais. Composto por um conjunto de 09 Oficinas no período de 02 meses, o MobilizaSUS procurou buscar coletivamente, a construção de alternativas solidárias à concentração de renda, ao desemprego estrutural e a irresponsabilidade ambiental e social que marcam as destrutivas políticas neoliberais, responsáveis pela degradação das condições de vida e do meio ambiente. O desenvolvimento de intervenções pelos participantes favorece a sustentabilidade de processos participativos em comunidades territoriais ou mais amplas.

Faça sua doação

Ajudar o Cebes, significa que você apoia a luta, fortalece a instituição e integra esse coletivo de luta por uma saúde que seja pública universal e gratuita com um Sistema Único de Saúde (SUS) para todos!

Doar