Relatório núcleo Cebes de Gestão urbana e Saúde 2020-2021

Relatório de Atividades do Núcleo de Gestão urbana e Saúde do CEBES

1 – Revisão do Plano Diretor da Município do Rio de Janeiro PD-MRJ, representando o CEBES como titular: Jorge Azevedo de Castro e como suplente: Marcelo Guimarães Araújo. O PD de um município é um instrumento de planejamento que deve nortear programas e ações a partir do desenho urbano. A representação do CEBES enfatizou a necessidade de se incluir fatores e condicionantes urbanos que afetam a saúde. Foi realizada uma apresentação pelo Jorge Castro.

2 – Artigo submetido a Revista Saúde em Debate “Colocando a saúde urbana na pauta da revisão do Plano Diretor do Rio de Janeiro’ para uma edição especial da ENSP. Trata-se de um texto que relata o processo de revisão do Plano Diretor do Município do Rio de Janeiro, durante a pandemia de Covid19. Discute a relatividade da efetiva participação popular através de audiências públicas mistas, nas quais o acesso pela internet ou, presencial durante a pandemia, é limitado. Assim como, a ausência do debate sobre os determinantes sociais da saúde no contexto urbano que poderiam ter sido incorporados ao planejamento urbanístico do município.

3 – Seminário virtual Gestão Urbana & Saúde, que integrou a programação dos encontros preparatórios para o congresso da União Internacional dos Arquitetos (UIA 2021) e para Seminário do Grupo de Saúde Pública (Public Health Group), na plataforma Cidades em Movimento dia 31/3/2021. O evento teve como objetivo aprofundar o debate sobre saúde urbana em colaboração com moradores do território de Manguinhos. Participantes: – Lúcia Souto: Cebes (Centro Brasileiro de Estudos de Saúde), Ana Sperandio: Labinur/Unicamp, André Lima: Coordenação de Cooperação Social/Presidência/Fiocruz, Jorge Castro: ENSP/Fiocruz. Coordenação: Jerônimo Moraes (Biomanguinhos/Fiocruz), Renato G.R. Costa (COC/Fiocruz) e Clementina Feltmann (DSSA/ENSP/Ficruz).

4 – Webinário CEBES. Promoção da Saúde na Gestão Urbana, transmitido ao vivo em 12 de abril de 2021. Organização: Núcleo Cebes – Gestão Urbana e Saúde. Participantes: Ana Sperandio – Unicamp; Jorge Castro – ENSP/Fiocruz e Cebes; A Relação entre Saúde Pública e Planejamento Urbano; Marcelo Bessa de Freitas – ENSP/Fiocruz e Cebes – Determinantes Sociais da Saúde Urbana; Marcelo Guimarães Araujo – ENSP/Fiocruz e Cebes – Metodologias de Ensino Aprendizagem em Gestão Urbana e Saúde. Mediação: Maria Lucia Freitas – UFRJ e Ceb

5 – Evento Determinantes Sociais da Saúde Urbana – Circuito Urbano 2020. Transmitido no dia 14 de out. de 2020. Evento organizado pelo Núcleo de Gestão urbana e Saúde do CEBES com o foco no debate dos processos de saúde-doença com associação mais frequente com a urbanização nos países periféricos. Na mesa Clementina Feltmann, Augusto Paulo CRIS Fiocruz/CPLP, Maria Lucia de Freitas, Marcelo Bessa de Freitas, Marcelo Guimarães Araújo, Jorge Azevedo de Castro.

6 – Lançamento do Núcleo Temático Gestão urbana e Saúde do CEBES. Dia 23/9/2020. Mesa de Abertura: Lucia Souto, Presidente do CEBES; Elson Pereira – Professor da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC; Gestão Urbana e Saúde no contexto das eleições municipais; Felix Rosenberg – diretor do Fórum Itaboraí/Fiocruz: Experiências do Fórum Itaboraí em atividades de gestão urbana em Petrópolis; Vicente Loureiro – Doutorando da Universidade de Lisboa – O desafio da gestão metropolitana no contexto da pandemia; Tainá de Paula – Conselheira do Instituto dos Arquitetos do Brasil/IAB/RJ: Desafios das Cidades em tempos de pandemia

7 – Edital 10 anos da Política Nacional de Promoção da Saúde. Guia de Promoção da Saúde e Poluição Atmosférica. PAHO Brasil. Duração seis meses. Coordenador: Maria Lucia de Freitas.

8 – OPAS – BIREME. Contribuição na construção do portal da Vitrine do Conhecimento da Dimensão Comercial dos Determinantes Sociais da Saúde.

Acesse o relatório no formato PDF: