Relatório núcleo Cebes Paraná 2020-2021

Breve Histórico do Núcleo Cebes – Paraná

O Núcleo do Cebes – Paraná foi fundado oficialmente em 01 de abril de 2021, resultado de articulações que se iniciaram em 2020. Contribuíram para a sua criação experiências regionais e locais, especialmente o Núcleo do Cebes de Cascavel, criado em julho de 2008 e que a partir de agora se integra ao Cebes – Paraná. Este Núcleo conta atualmente com cerca de 40 pessoas, entre estudantes de graduação e pós-graduação, professoras/es, trabalhadores da saúde, gestores e militantes de movimentos sociais. O Núcleo tem buscado novas articulações e buscado a inserção de novos membros, além da realização de atividades de militância em defesa do direito à vida e a qualidade do Sistema Único de Saúde (SUS). Entretanto, destacam-se as dificuldades encontradas devido às restrições causadas pela pandemia de Covid-19. Este relatório apresenta as principais atividades realizadas pelo Núcleo em 2021.

Principais atividades do Núcleo Cebes Paraná

Dentre as atividades realizadas pelos membros do Cebes Paraná em 2021, destacam-se as reuniões organizacionais e de planejamento, a confecção da 1º Nota Cebes Paraná, atividade junto ao Conselho Nacional de Saúde (CNS), produção textual da importância da realização das Conferências Municipais de Saúde no primeiro ano dos mandatos municipais e também atividades realizadas em atos democráticos em defesa do SUS e da vida.

O CEBES Núcleo Paraná também esteve presente, em 2021, no projeto Solidariedade e Resistência, uma mobilização coletiva que envolve o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), organizações sindicais, religiosas e políticas do município do oeste paranaense. As ações do projeto unem pessoas do campo e da cidade para trabalharem nas áreas Sem Terra da região. O CEBES participou do manejo da Agrofloresta no acampamento Resistência Camponesa e do plantio de mudas de hortaliças e legumes na horta comunitária do acampamento Dorcelina Folador. A produção de alimentos, livre de venenos, é destinada a famílias em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar ocasionados pela pandemia.

Acesso o arquivo na íntegra no formato PDF: