Revista Saúde em Debate n. 95

Chegamos ao fim do ano de 2012 certos de que Saúde em Debate cumpriu o seu objetivo de publicar o que há de mais importante e atual da produção científica e política no campo da saúde pública. A periodicidade, que passou de quadrimestral para trimestral desde o ano anterior, foi rigorosamente mantida e isto possibilitou que a revista chegasse regularmente aos assinantes, fato que, somada à ampliação e qualificação do Conselho Editorial e do Corpo de Revisores, foi possível também publicar mais artigos por número. A quantidade de artigos publicados no ano aumentou significativamente em decorrência dessas medidas.

Por outro lado, 2012 foi um ano também bastante significativo para o Cebes como um todo, seja por sua participação em eventos de âmbito nacional e internacional, seja por sua atuação política permanente no Conselho Nacional de saúde e em outros fóruns de participação social, seja ainda pela execução e consolidação do Projeto Formação e Cidadania para o SUS, desenvolvida a partir de uma cooperação entre Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e o Cebes, tendo como apoiadores a OPAS e o Ministério da Saúde.

Os cursos promovidos em várias grandes cidades, com o apoio e a participação dos seus núcleos regionais, deram origem a dez e-books que serão disponibilizados na página do Cebes e da UNA-SUS. No âmbito dos eventos, merecem destaque a participação do Cebes na Cúpula dos Povos, que ocorreu junto à Conferência Rio +20, para a qual foi lançado um número especial da revista Saúde em Debate, com artigos de reconhecidos especialistas no tema Saúde e Meio Ambiente, ou ainda a participação no XII Congresso Latino-americano de Medicina social e Saúde Coletiva.

Dando continuidade à proposta das capas deste ano, inspiradas no princípio de que saúde é cultura, cultura é saúde, cada uma das capas faz menção a uma expressão das manifestações populares da cultura. Este número nos recorda as multicoloridas bolinhas de gude, tão comuns nos jogos e brincadeiras da infância pelo Brasil afora…

Boa leitura!