Roberto Claudio (PSB), eleito prefeito de Fortaleza, diz que prioridade será a saúde
Do NE10/Ceará
Roberto Cláudio, do PSB (ao centro) durante coletiva com a esposa, Carol Bezerra, o vice Gaudêncio e representantes de partidos coligados
“No primeiro mês como prefeito de Fortaleza meu intuito é ir de posto em posto de saúde, unidade a unidade, para ver quais os problemas de cada um e já sair com, pelo menos, um encaminhamento em cada posto já pronto, para que tudo funcione”, afirmou Roberto Cláudio (PSB) durante a primeira coletiva após ser eleito prefeito de Fortaleza, na noite deste domingo (28).
Cláudio derrotou o adversário Elmano de Freitas (PT) nas urnas por 53,02% (650.607 votos) a 46,98% (576.435 votos) no segundo turno das eleições na capital cearense e tomará posse no dia 1º de janeiro de 2013. “Meu maior agradecimento é ao povo de Fortaleza, que resolveu dar a chance para a renovação na capital. Ter sido eleito prefeito dessa cidade pra mim é motivo de muito, mas muito orgulho. Foi aqui que eu nasci, foi aqui que eu cresci. Foi aqui que eu me formei médico. É aqui que está a minha felicidade”, disse.
POBREZA – Roberto Cláudio tratou de ressaltar que trabalhará para as famílias mais pobres da capital cearense, contrariando o estigma que era imposto a ele como candidato das classes mais ricas. “Saio mais conhecedor da alma de Fortaleza, mas também saio com um sentimento enorme de responsabilidade pra fazer e fazer muito pela nossa gente. Quero assumir o compromisso com a Fortaleza dos pobres. A Fortaleza de mais de um milhão de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza. Fortaleza que é a segunda cidade mais desigual do Brasil”, disse Cláudio.
Ele também ressaltou a necessidade de unir a cidade. “Nós não podemos aprofundar o divórcio que existe nessa cidade, entre ricos e pobres. Não podemos ter uma cidade socialmente apartada”.
AGRADECIMENTOS – Coordenador de campanha, Ciro Gomes foi um dos nomes principais entre os agradecimentos de Roberto Cláudio após a vitória. “Agradeço a duas figuras em especial, do meu profundo afeto, respeito e admiração e que um dele foi baluarte do começo ao fim dessa campanha, que é o ex-prefeito, ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes”.
TRANSIÇÃO – Uma das preocupações agora é o período de transição entre o governo do PT e PSB. Devido ao acirramento da disputa, essa preocupação aumenta. Roberto Cláudio disse que irá buscar o diálogo com a prefeitura. “É importante que a gente compreenda que a transição é parte do funcionamento da república. Um governo que sai dá informações, presta esclarecimento para que o governo que entra chegue de forma responsável, e que possa se utilizar dessas informações para que possa começar o governo ciente das contas da prefeitura. Eu vou buscar o diálogo para fazer uma pacífica e produtiva transição”, informou.