Rosangela Gaze lança o livro Crimes do Estado contra Os Direitos Humanos

A médica sanitarista e professora do Instituto de Estudos de Saúde Coletiva/UFRJ, Rosangela Gaze, lançou nessa sexta (29) o livro Crimes do Estado contra Os Direitos Humanos. A publicação é uma coletânea de textos de Rosangela publicados no Blog Multiplicadores de Vigilância em Saúde do Trabalhador que abordam diversos incidentes da história brasileira como os incêndio do Gran Circus Norte-Americano (Niterói), do edifício Joelma (São Paulo), da Vila Socó (Cubatão), da Boate Kiss (Santa Maria), o desabamento do viaduto Paulo de Frontin (Rio de Janeiro), os trabalhadores concretados na construção da ponte Rio-Niterói, o caso do Césio 137 (Goiânia) e diversos outros. O que possuem em comum? São “acidentes” que possuem a mesma digital de omissão de agentes do Estado Brasileiro. O livro contou com apoio do núcleo Saúde-Trabalho-Direito do Cebes e também do Fórum Intersindical Saúde-Trabalho-Direito.

Rosagela escreve: “Punir bodes-expiatórios, culpabilizar trabalhadores, ignorar o saber operário, criminalizar movimentos sindical e sociais, muitas vezes covardemente, são estratégias frequentes do Estado ausente, prevaricador. O lugar de fala na análise desses crimes é o das vítimas, aquele que não costuma ganhar visibilidade e, menos ainda, credibilidade e garantia de direitos“. E então ela se lança a enumerar casos de erros de responsáveis do Estado que acabaram ganhando a digital de subordinados trabalhadores.

Os textos foram escritos durante a pandemia de Covid-19 (2020-2023). A publicação conta com ilustrações de Maria Carolina Reis.

Veja as fotos do evento de lançamento:

Assista ao vídeo de convite da autora:

Acesse a publicação em PDF a seguir: