Saúde e Vida, de Edmundo Granda Ugalde

Saúde e Vida, do médico e sanitarista Edmundo Granda Ugalde, foi lançado pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde e Conselho Nacional de Educação Superior do Equador, Universidade de Cuenca, Universidade Nacional de Loja e Associação Latino-Americana de Medinina Social (Alames).

O livro busca resgatar parte da história da saúde pública equatoriana e latino-americana, a qual este médico e filósofo tratou de fazer e pensar.

São treze artigos sobre temas relacionados aos desafios da saúde pública no mundo globalizado e estão ligados ao pensamento de Granda Ugalde dentro da Opas, onde trabalhou por mais de 20 anos, e da Alames, da qual foi um dos fundadores em 1984, compartilhando reflexões com companheiros de Cuba, Brasil, Colômbia, Venezuela, Bolívia, Peru, Argentina e do Equador.

O livro traz ainda artigos e pensamentos deste médico sobre os serviços de saúde e as reformas sanitárias.

Esta publicação traz o esboço “Edmundo de la vida”, realizado com o apoio de alguns companheiros de vida deste mestre, voltado para o direito à saúde dos povos das Américas.