Saúde em Debate é dedicada aos 20 anos do SUS

O Cebes lança a revista Saúde em Debate número 81, dedicada aos 20 anos do Sistema Nacional de Saúde (SUS), com artigos originais de alguns dos mais importantes autores e atores do campo da Reforma Sanitária. A publicação foi editada pelo psiquiatra e doutor em saúde pública, Paulo Amarante, pesquisador e coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Laps/Ensp/Fiocruz).

Revista Saúde e Debate é uma das publicações mais e tradicionais da área da saúde pública no Brasil. Ela foi criada em 1976, como órgão oficial do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), entidade criada no mesmo ano por David Capistrano, com a idéia de ser um espaço do pensamento critico em saúde, que visa refletí-la não só como assistência médica, mas como qualidade de vida, cidadania, direitos humanos, sociais, civis, políticos.

O novo Conselho Editorial da publicação, eleito em agosto de 2006, decidiu que a Revista deveria ter um núcleo temático e uma seção de artigos variados, de forma que, em cada número, ela se concentrasse na discussão de um tema. “Nessa nova linha editorial tivemos uma edição sobre Participação Social, sobre Gênero e agora esse número sobre Saúde Mental”, afirmou o atual editor, que já ficou à frente da revista na época em que Sergio Arouca e o atual ministro da saúde, José Gomes Temporão, foram presidentes do Cebes.

A Saúde em Debate sobre os 20 anos do SUS será enviada, nas próximas semanas, a todos os associados que pagaram a anuidade de 2008. Os boletos referentes a essa anuidade poderão ser pagos até 15 de março nas agências da Caixa Econômica Federal. Aqueles que desejarem receber a revista e as demais publicações de 2009 do Cebes e ainda não são associados, basta realizar a inscrição aqui em nosso site ou enviar email para alan@cebes.org.br.

Disponível também as novas regras de publicação na Saúde em Debate. Confira aqui.