Saúde em Debate v. 46, n. especial 6: ‘Interdisciplinaridade na saúde coletiva’

Este número especial da revista ‘Saúde em Debate’, dedicado à temática ‘Interdisciplinaridade na saúde coletiva’, reflete e explora aspectos teórico-metodológicos, a formação e a pesquisa sobre esse tema no campo da saúde coletiva. […] se inicia com o artigo de Nísia Trindade, debatido por Gulnar Azevedo e Silva e Aurea Ianni, acerca dos desafios no caminho da interdisciplinaridade e a forma por meio da qual eles vêm se desenvolvendo no campo da saúde coletiva. O texto destaca que a pandemia da Covid-19 traz uma nova ordem de questões, em que se faz necessário repensar as divisões entre mundo natural e sociedade e os desafios ambientais, bem como a configuração atual do campo da informação e comunicação. A publicação traz artigos originais e de revisão, além de relatos de experiência. Alguns textos apresentam experiências práticas dos fazeres de pesquisa, ensino, extensão, gestão e cuidado em saúde, e outros produzem e aprofundam discussões sobre a interdisciplinaridade no que se refere a sua episteme e teorias balizadoras.” (trechos da Apresentação assinada pelas editoras científicas).

APRESENTAÇÃO

Interdisciplinaridade na saúde coletiva

Claudia Cristina de Aguiar pereira1, Edinilsa Ramos de Souza1, Maria Helena Barros de Oliveira1, Marismary Horsth De Seta1, Marize Bastos da Cunha1, Suely Ferreira Deslandes2

  1. Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp)
  2. Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF)

ESTE NÚMERO ESPECIAL DA REVISTA ‘SAÚDE EM DEBATE’, dedicado à temática ‘Interdisciplinaridade na saúde coletiva’, reflete e explora aspectos teórico-metodológicos, a formação e a pesquisa sobre esse tema no campo da saúde coletiva. A particularidade da publicação reside na divulgação de trabalhos desenvolvidos na relação docente-discente, eixo do ensino e da pesquisa em programas de pós-graduação da área de saúde coletiva, e da própria interdisciplinaridade na saúde, que aproxima saberes, práticas e formações diversas. Esta publicação foi apoiada pelo Programa de Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Os processos saúde-doença-atenção lançam desafios ao conhecimento científico e às práticas em saúde, mostrando que esses temas e objetos requerem abordagens complexas em seus postulados teóricos, esquemas conceituais, métodos e práticas. A pandemia da Covid-19 intensificou desigualdades existentes e repercutiu acentuadamente em grupos sociais vulnerabilizados e em países com menor provisão de proteção social. Neste momento, portanto, tendo em vista uma perspectiva comprometida com a transformação social e com a equidade, é urgente o diálogo interdisciplinar, em que possamos enfrentar desafios teóricos e conceituais, e debater nossos métodos, para além de uma perspectiva que os conceba como meras ferramentas, valorizando a natureza política das escolhas metodológicas e provocando a nos sentir responsáveis por nossa interferência no mundo1.

Esta edição se inicia com o artigo de Nísia Trindade, debatido por Gulnar Azevedo e Silva e Aurea Ianni, acerca dos desafios no caminho da interdisciplinaridade e a forma por meio da qual eles vêm se desenvolvendo no campo da saúde coletiva. O texto destaca que a pandemia da Covid-19 traz uma nova ordem de questões, em que se faz necessário repensar as divisões entre mundo natural e sociedade e os desafios ambientais, bem como a configuração atual do campo da informação e comunicação

A publicação traz artigos originais e de revisão, além de relatos de experiência. Alguns textos apresentam experiências práticas dos fazeres de pesquisa, ensino, extensão, gestão e cuidado em saúde, e outros produzem e aprofundam discussões sobre a interdisciplinaridade no que se refere a sua episteme e teorias balizadoras. Também se apresenta um diálogo com novas temáticas, conceitos e categorias, que se mostram essenciais no campo da saúde coletiva, tais como gênero, racialidade, decolonialidade, entre outros.

Desejamos que esta publicação contribua para reflexões transformadoras do conhecimento em saúde coletiva, das práticas docentes e do cuidado em saúde.

Referência

  1. Siqueira IR, Magalhães B, Caldas M, et al., organizadores. Metodologia e relações internacionais: debates contemporâneos. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; 2019. (v. 2).

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO

Interdisciplinaridade na saúde coletiva | por Claudia Cristina de Aguiar pereira, Edinilsa Ramos de Souza, Maria Helena Barros de Oliveira, Marismary Horsth De Seta, Marize Bastos da Cunha, Suely Ferreira Deslandes

DEBATE

Pandemia e interdisciplinaridade: desafios para a saúde coletiva | por Nísia Trindade Lima

Comentários sobre o artigo ‘Pandemia e interdisciplinaridade: desafios para a saúde coletiva’, de Nísia Trindade Lima | por Gulnar Azevedo e Silva

A interdisciplinaridade como prática teórica | por Aurea Maria zöllner Ianni

Resposta aos comentários feitos ao artigo ‘Pandemia e interdisciplinaridade: desafios para a saúde coletiva’ | por Nísia Trindade Lima

ARTIGO ORIGINAL

O desafio da formação interdisciplinar de graduandos de medicina: contribuições dos grupos Balint-Paideia | por Elisa Toffoli Rodrigues, Mônica Martins Oliveira-Viana, Fernanda Nogueira Campos-Rizzi, Gastão Wagner de Sousa Campos

PET-Saúde/Interprofissionalidade e o desenvolvimento de mudanças curriculares e práticas colaborativas | por Rachel Brinco, Tania França, Carinne Magnago

Luz, câmera, cocriação: o cinema documentário como inspiração para descolonizar a produção de conhecimentos | por Marina Tarnowski Fasanello, Marcelo Firpo porto

O cuidado em saúde às crianças com a Síndrome Congênita do Zika | por Fernanda Monteiro Dias, Sônia Maria Dantas Berger, Giovanni Marcos Lovisi

Saúde mental infantojuvenil e a escola: diálogos entre profissionais da educação e da saúde | Carolina Donato da Silva, Andrea perosa Saigh Jurdi

Efetividade da lei de prioridade dos idosos nas demandas judiciais de saúde no Rio de Janeiro | por Aldilene Abreu de Azevedo, Vania Reis Girianelli, Renato José Bonfatti

Repercussões no cotidiano de crianças e adolescentes que viveram com hanseníase | por Michelle Christini Araújo Vieira, Maria da Glória Lima Cruz Teixeira, Luís Augusto Vasconcelos da Silva, Claudelí Mistura, Sued Sheila Sarmento, Aline Araújo Mascarenhas

Evidência de validade da Escala de Literacia em Saúde e eHEALS para idosos | por Leonardo pestillo de Oliveira, Rosane Clys Barros Souza, Josiane Kelly de Barros, Giovana Mioto de Moura, Mirian Ueda Yamaguchi

Redes sociais de apoio às pessoas trans: ampliando a produção de cuidado | por Beatriz Rodrigues Silva Selles, patty Fidelis de Almeida, Andréa Felizardo Ahmad, Adriana Lemos, Claudia Regina Ribeiro

Comunidade Ampliada de Pesquisa-Ação: construindo saberes e práticas no diálogo cotidiano e afetivo com o território | por Fatima pivetta, Marize Bastos da Cunha, Marcelo Firpo porto

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Interdisciplinaridade, interprofissionalidade e diversidade racial na formação antirracista do profissional de saúde: vozes e aprendizados | por Ana Claudia Germani, Maria Helena Favarato, Isabel Leme Oliva, Rafael Marques Geraldo, Júlio César de Oliveira, José Ricardo de Carvalho Mesquita Ayres

Interprofissionalidade e interdisciplinaridade em saúde: reflexões sobre resistências a partir de conceitos da Análise | por Carla Aparecida Spagnol, Regiane prado Ribeiro, Maralu Gonzaga de Freitas Araújo, Wesley Vieira Andrade, Richardson Warley Siqueira Luzia, Cintia Ribeiro Santos, Daniel Vannucci Dóbies, Solange L’Abbate

Relação entre território e residência em saúde: uma possibilidade de experiência decolonial? | por Juciany Medeiros Araújo, Karla Adriana Oliveira da Costa, Fátima Cristina Cunha Maia Silva, Ana Maria Dubeux Gervais

Discutindo gênero e saúde na formação de residentes de um hospital universitário | por Bianca Assucena, Cristiane Colonese

Economia solidária e saúde mental: relato de experiência de práticas virtuais | por Chaiane Santos, Clarice portugal, Mônica Nunes

A construção da interdisciplinaridade na saúde: a experiência das rodas de conversas na pandemia | por Fernanda de Oliveira Sarreta, Andréia Aparecida Reis de Carvalho Liporoni, Elaine Teixeira Alves dos Santos, Gabriela Cristina Braga Bisco, Laís Caroline Neves

A interdisciplinaridade na construção da Educação Permanente em Saúde com equipes gestoras | por Edinalva de Moura Ferraz, Fernanda de Freitas Mendonça, Brígida Gimenez Carvalho, Stela Maris Lopes Santini, Elisabete de Fátima polo de Almeida, João Felipe Marques da Silva, Silvia Karla Azevedo Vieira Andrade

Círculo de Cultura como estratégia de promoção da saúde: encontros entre educação popular e interdisciplinaridade | por Daniely Casagrande Borges, Anna Caroline Solka, Vanessa Klimkowski Argoud , Greyce de Freitas Ayres, Andreia Ferlini da Cunha

REVISÃO

Interdisciplinaridade nas práticas de cuidado em saúde mental: uma revisão integrativa de literatura | por Eduardo Giacomini, Maria Lucia Frizon Rizzotto

O ensino da saúde coletiva no Brasil: uma revisão integrativa | por João Agostinho Neto, patricia Soares Cavalcante, José Damião da Silva Filho, Francisco Diogenes dos Santos, Ana Maria peixoto Cabral Maia, Adriana Rocha Simião

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