Semana da II Acolhida Unificada em Defesa do SUS: Bem Viver & Resistências Viscerais em tempos da normalização do morrer e criação do CEBES-Macaé

Entre o dia 03 de Agosto ao dia 07 de Agosto de 2020, às 18h, a Liga Acadêmica de Saúde Coletiva de Macaé (Lascom) apresenta nossa 2° edição da Acolhida Unificada em Defesa do SUS: “Bem Viver & Resistências viscerais em tempos da normalização do morrer“. Também será oficializado o lançamento do núcleo Macaé (RJ) do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes).

E, para isso, foi planejado uma semana de debates, reflexões, perguntas e afetações acerca da saúde comum e coletiva das populações brasileiras ancorada nas desigualdades e iniquidades em saúde inseridas na matriz colonial, capitalista e racista.

Mudanças acontecem no movimento que traz a construção coletiva, seja em defesa do SUS, da Educação de Qualidade e Pública, do Direito à terra, e a Vida Plena!

Em tempos da normalização do Morrer, na batalha diária entre os macros e micros espaços, as resistências se tornam viscerais.

Corpos, peles, ossos, nervos, vida.

São resistências re-existentes que, acredita na potência dos encontros e no seu movimento. Acredita na força dos movimentos e feminismos negros, na luta antimanicomial, na luta anticolonial e antirracista, na arte, nos afetos e na educação como disparadores de mudanças.

A programação conta com transmissões pelo Canal Cebes no YouTube e pelo Instagram @lascom.cebesmacae

Emissão de Certificados com 22 CH para ouvintes inscritos: https://www.even3.com.br/lascom

Vai rolar SORTEIO DE +10 LIVROS. Acesse o Instagram do núcleo Macaé para não perder essa oportunidade.

E é muito importante para nós, o espaço de construção, luta e afeto em que caminhamos juntes!

Topa tecer novos mundos?

Segunda Feira Dia 03/08/2020

Inaugurando as atividades temáticas, na Segunda Feira Dia 03/08/2020, às 14hrs, o núcleo realizará o debate “Racismo Ambiental: Quem tem acesso ao saneamento básico no Brasil?“, com transmissão pelo Instagram @lascom.cebesmacae

Com a condução de Leopoldo Antunes, graduando em Direito (UFF-Macaé), diretor do DCE UFF e membro fundador da LASCOM/Núcleo CEBES-Macaé, e com a convidada Jéssica Barcelo, Geóloga (UFRRJ), atualmente mestranda em Geologia Ambiental (UFPR).

No final desta live ocorrerá o sorteio de dois livros.

Dando continuidade ao primeiro dia de evento teremos o debate “O Golpe na Saúde: Qual é o SUS do presente? E o plano nacional de enfrentamento ao Covid-19“, às 18hrs, com exibição no link: https://youtu.be/N3frBImx1EE.

A mesa será mediada por Diego Lima, graduando em Enfermagem (UFRJ-MACAÉ), presidente da LASCOM e membro CEBES Macaé.

Com a participação das convidadas:

Lúcia Souto, médica Sanitarista e Presidenta do CEBES.

Sônia Fleury, Psicóloga Doutora em Ciência Política e coordenadora do Dicionário de Favelas Marielle Franco Fiocruz

e Inês Leoneza, Profª do eixo de Saúde Coletiva desde 2012 e Vice Coordenador a da graduação em Enfermagem (UFRJ – Macaé).

Transmissão do debate O Golpe na Saúde: Qual é o SUS do presente? E o plano nacional de enfrentamento ao Covid-19:

Terça Feira Dia 04/08/2020

No dia 04/08/2020, Terça , às 14hrs, com transmissão pelo Instagram (@lascom.cebesmacae) , ocorrerá live com o tema: “Bem Viver como instrumento de planejar um novo mundo plural, anticapitalista e sustentável“.

A mediação será feita por Paulo Ricardo, granduando em Enfermagem e Secretário da LASCOM e membro CEBES-Macaé em discussão com a convidada: Jéssica Farias, Andarilha Cearense da Utopia, Arte Educadora, Mestra em Saúde Coletiva pela UNICAMP e profª da ECMN/UFRN.

Ao final deste evento haverá o sorteio de dois livros.

No fim da tarde, às 18hrs, a programação encerra com o debate: “O Verbo Esperançar: Pensando em novas formas de aprender e ensinar através da educação popular construída por mulheres“. A transmissão ocorrerá no link: https://www.youtube.com/watch?v=t_Pi-JpDPlk

Esta mesa terá a mediação de Jheniffer Vasconcellos, graduanda em Ciências Biológicas (UFRJ) e membro da LASCOM/Núcleo CEBES Macaé.

Com as convidadas:

Jéssica Farias Andarilha Cearense da Utopia e Arte Educadora Saniartista.

Rute Costa, Nutricionista, Docente do curso de Graduação em Nutrição (UFRJ-Macaé) e Coordenadora do NEABI e Culinafro.

Sara Wagner York, mulher trans, travesti e Pai. Professora e Mestra em Educação (UERJ).

Fernanda Antunes, professora feminista da UFRJ, formada em Letras (UFRJ). Drª em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. Coordenadora do projeto Narrativas Femininas.

Transmissão do debate O Verbo Esperançar: Pensando em novas formas de aprender e ensinar através da educação popular construída por mulheres:

Quarta Feira Dia 05/08/2020

No dia 05/08/2020, Quarta, às 16hrs, com transmissão pelo Instagram (@lascom.cebesmacae) , acontecerá o debate: ”As pílulas do Messias: salvação, negação e política de morte em tempos de pandemia“.

A mediação será realizada por Maria Eugênia, graduanda em Farmácia (UFRJ – Macaé) e membro da LASCOM e do CEBES Macaé em discussão com a convidada: Roberta Dorneles, Farmacêutica Sanitarista e Pesquisadora do laboratório de estudos Lélia Gonzalez IMS/UERJ.

Ao fim deste evento sortearemos três livros.

No fim da tarde, às 18hrs, a programação do dia encerra com a mesa “Sobrevivendo no Inferno: Saúde, Racismo e a Branquitude.” A transmissão será através do link: https://www.youtube.com/watch?v=njTpu7_01IE.

A mediação é de Gabriel Fillipe, morador da Comunidade do Lagomar, Secretario da JPT/Macaé e membro da LASCOM e Cebes Macaé.

Convidados:

Thamires Medeiros, Enfermeira Sanitarista e pesquisadora do Laboratório de estudos Lélia Gonzalez (IMS/UERJ).

Allan de Lorena, Sanitarista e mestrando em Saúde Coletiva (USP).

Fabiana Pinto, Graduanda em Saúde Coletiva (ISC/UFRJ) Pesquisadora do Agenda Jovem Fiocruz e do Instituto Marielle Franco.

Sophia Rosa, Nutricionista especialista em Saúde da Família e residente em Gestão da Atenção Básica (ENSP/Fiocruz).

Fransérgio Goulart, Historiador, Coordenador executivo da iniciativa Direito à memória e justiça racial e Ativista do Movimento de Favelas do RJ.

Transmissão do debate Sobrevivendo no Inferno: Saúde, Racismo e a Branquitude

Quinta Feira Dia 06/08/2020

No dia 06/08/2020, Quinta, às 16hrs, com transmissão pelo Instagram (@lascom.cebesmacae), o núcleo abrirá com o debate “Trabalho remoto, Ensino remoto e a Formação de Profissionais para o SUS: avanço ou retrocesso?

A mediação desta mesa será feita por Flávia Farias Lima, Nutricionista, Sanitarista e Profª do eixo de Saúde Coletiva (UFRJ/Macaé). Orientadora da LASCOM e membro do CEBES Macaé.

Convidada: Mirani Barros, Nutricionista e Sanitarista.

Ao fim deste evento haverá sorteio de dois livros.

No final da tarde, às 18hrs, a nossa programação se encerra com a mesa “Planeta Fome: A gente não quer só comida, a gente quer direito à terra, ao emprego e à vida“. A transmissão ocorrerá através do link:
https://www.youtube.com/watch?v=EkeYjbgKL28.

A mediação é de Leopoldo Antunes, graduando de Direito (UFF/Macaé), Diretor do DCE UFF, membro fundador da LASCOM e integrante do CEBES Macaé.

Convidados:

Luana Cunha, Nutricionista (UFRJ/Macaé), Residente em Saúde do Campo (UPE) e fundadora da LASCOM.

Maria Emilia Pacheco, Assessora e Pesquisadora da FASE e ex-presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA).

Vanessa Schotzz, Nutricionista, Profª da UFRJ-Macaé, ativista do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional.

Transmissão do debate Planeta Fome: A gente não quer só comida, a gente quer direito à terra, ao emprego e à vida

Sexta-Feira Dia 07/08/2020

No dia 07/08, às 14hrs, o núcleo iniciará o último dia de programação com uma live, transmitida pelo Instagram (@lascom.cebesmacae) , “Não consigo respirar e os condenados pela Covid-19“.

A mediação desta mesa ficará por conta de Raiane Rosa, graduanda de Enfermagem (UFRJ/Macaé), ativista do Movimento Feminino Negro, Coordenadora do Assessoramento Popular da LASCOM e membro do CEBES Macaé.

Convidado: Deivison Nkosi, Professor (UNIFESP), Doutor em Sociologia (UFSCAR).

Ao fim desta live serão sorteados dois livros.

No mesmo dia, às 18hrs, ocorrerá outra live com transmissão pelo link https://www.youtube.com/watch?v=Yv4EVhfqiKw, com o tema “Da Bionecropolitica ao desmonte do SUS: contra-colonialidades e o SUS do amanhã“.

A mediação será feita por Raiane Rosa

Convidados:

Emerson Merhy, Médico Sanitarista, Professor Titular (UFRJ) e Coordenador do grupo de pesquisas Micropolítica, trabalho e cuidado em saúde.

Fátima Lima, Antropóloga, Professora (UFRJ/Macaé) (CEFET/RJ), coordenadora do grupo de pesquisas Ori e colaboradora da ONG Casa das Pretas.

Leandro Gonçalves, Farmacêutico Sanitarista e Pesquisador do Laboratório de estudos Lélia Gonzalez (IMS/UERJ).

Encerrando nossa II Acolhida em Defesa do SUS, será realizada a última Live, às 20h30, com transmissão pelo Instagram (@lascom.cebesmacae), “O Ser e o Fazer: A Arte Educação Tecendo Resistências Viscerais“.

A mesa será mediada por Stella Almeida, graduanda em Ciências Biológicas (Nupem/UFRJ), diretora de arte, cultura e comunicação da LASCOM, Pesquisadora na área de justiça ambiental e conflitos públicos, membro do CEBES Macaé.

Convidadas:

Alessandra Noronha, Arte Educadora e Grafiteira da Zona Leste de São Paulo.

Naiara O’dwyer, Atriz, performer e idealizadora do Brechó Black Hype de Macaé-RJ.

Ao fim desta live serão sorteados dois livros!.

Transmissão do debate Da Bionecropolitica ao desmonte do SUS: contra-colonialidades e o SUS do amanhã:

Seguem abaixo cards com a programação da 2° edição da Acolhida Unificada em Defesa do SUS: “Bem Viver & Resistências viscerais em tempos da normalização do morrer”