Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz celebra os 122 anos da Fundação

O Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN) realiza nesta semana uma série de atividades para celebrar os 122 anos da Fundação Oswaldo Cruz. A jornada de mobilização em homenagem aos trabalhadores da Instituição e em defesa da democracia, cidadania, saúde púbica, ciência e tecnologia inicia na quarta-feira (25/05), data de aniversário da Fiocruz.

A programação especial terá ato público em frente ao Castelo Mourisco, lançamento de manifesto em defesa da democracia e debates (“Desafios das Eleições 2022” e “Saúde, Ciência, Democracia e Cidadania”) com a participação de parlamentares das bancadas federal, estadual, municipal, movimentos sociais, populares e estudantis.

O evento contará ainda com uma extensa programação cultural, com diversas apresentações musicais: Batucada da Democracia e Discípulos de Oswaldo (Bloco de Carnaval da Fundação); Coral Fiocruz; Grupo Samba das Mulheres; Banda Música Urbana e Grupo Música na Calçada).

A jornada acontece em um momento crucial, em que o país enfrenta a paralisação da produção da BCG. Além disso, a crise política aumenta e questiona as instituições da democracia. Esse quadro não pode ser ignorado durante as comemorações da Instituição, formada por trabalhadores responsáveis por salvar vidas, mas há 6 anos sem reajuste salarial, sem concurso, sem negociação com o atual governo e sem cumprimento do acordo assinado em 2015.

Confira a programação completa!

QUARTA-FEIRA (25 de maio)
9h – ABERTURA | Local: Auditório de Biomanguinhos
10h – Desafios das Eleições 2022 | Parlamentares (Bancada Federal, Estadual e Municipal)
14h – ATO PÚBLICO EM FRENTE AO CASTELO DA FIOCRUZ
16h – Batucada da Democracia e Discípulos de Oswaldo | Local: Estação do Trenzinho

QUINTA-FEIRA (26 de maio) | Local: Estação do Trenzinho
13h – Programação Cultural | Coral Fiocruz
14h – Debate com Movimentos Sociais: Levante Popular, Periferia Viva, Associação Nacional de Pós-graduandos, Fórum de Pré-Vestibulares Populares do RJ, Grêmio Estudantil da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), Federação Nacional dos Estudantes do Ensino Técnico, Associação dos Estudantes Secundaristas do Rio de Janeiro e Médicos e Médicas Populares.
17h – Programação Cultural | Grupo Samba das Mulheres | Banda Música Urbana

SEXTA-FEIRA (27 de maio) | Local: Estação do Trenzinho
10h – Debate “Saúde, Ciência, Democracia e Cidadania”
12h – Programação Cultural | Grupo Música na Calçada