Temporão anuncia suspensão de cirurgias eletivas no Rio para liberar hospitais federais

Brasília – O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou hoje (7) que todas as cirurgias eletivas (que não são de urgência) que seriam realizadas pela rede federal no Rio de Janeiro foram canceladas em razão dos temporais dos últimos dias. O objetivo, segundo ele, é colocar os hospitais à disposição da rede estadual e municipal para atender pacientes com doenças como diarreia, hepatite e leptospirose, transmitidas por meio da água contaminada.

“Temos uma rede bastante grande no Rio de Janeiro e agora temos o reforço de 28 UPAs [unidades de Pronto-Atendimento] que não existiam anteriormente. A rede está preparada sim para atender essa situação que, com certeza, surgirá nos próximos dias, logo depois que as águas baixarem”, disse.

A primeira medida tomada pela pasta após os temporais, segundo o ministro, foi a entrega de kits com medicamentos de uso comum, material para curativos, vacinas e um produto para ser adicionado à água nos casos em que ela não for tratada. A segunda ação é alertar a população em relação às doenças.

“Muitas pessoas, infelizmente, tiveram contato com água contaminada. Toda pessoa que tiver sintomas como febre, dor no corpo e mal-estar deve procurar o serviço de saúde”, orientou.

Agência Brasil