Webinar de lançamento do núcleo Gestão Urbana e Saúde do CEBES

Essa quarta-feira (23) a partir das 9h o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES) promove o webinar de lançamento do núcleo Gestão Urbana e Saúde. Os integrantes anunciados são: Clementina dos Santos Feltmann, Jorge Azevedo de Castro, Marcelo Bessa de Freitas, Marcelo Guimarães Araújo, Marcos Denicio da Silva de Souza, Maria Lucia Freitas Santos e Vinicius Santos Soares. A mesa de abertura será coordenada pela presidenta da entidade Lúcia Souto.

Justificativa:

Desenvolver uma visão crítica e estratégica sobre as políticas, planos e programas que tem determinado historicamente a expansão territorial urbana de uma cidade ou metrópole, fortalecendo e ampliando a pauta da Saúde Coletiva na agenda e nas práticas de gestão e planejamento urbanos do país e, a partir do conceito de determinantes urbanos da saúde coletiva, estudar os diversos campos de conhecimentos relacionados à análise da cidade e à construção de políticas e indicadores de qualidade de vida dos seus habitantes, e de sustentabilidade do ambiente das metrópoles.

Desenvolver a análise de instrumentos da política urbana brasileira nas suas relações com a política de saúde, cumprindo o preceito da OMS de implantar a política de saúde em todas as políticas, e retomando a discussão da Reforma Urbana, do Estatuto da Cidade e das disciplinas técnico científicas orientadoras da gestão urbana nos três níveis do Estado, como condicionantes da Saúde Urbana, englobando Assistência, Promoção, Prevenção e Vigilância nos ambientes urbanos e suas periferias.

Articular com entidades, movimentos de mobilização da sociedade no sentido de contribuir com esta missão.

Serviço:

Quando: Dia 23/9/2020 9h às 13h

Programação:

Mesa de Abertura: Lucia Souto, Presidente do CEBES
Apresentação de participantes do novo Núcleo

Mesa 1 (coordenação Marcelo Bessa):
Elson Pereira – Professor da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC
Gestão Urbana e Saúde no contexto das eleições municipais

Felix Rosenberg – diretor do Fórum Itaboraí/Fiocruz
Experiências do Fórum Itaboraí em atividades de gestão urbana em Petrópolis

Mesa 2 (coordenação Jorge Castro):
Vicente Loureiro – Doutorando da Universidade de Lisboa
O desafio da gestão metropolitana no contexto da pandemia

Tainá de Paula – Conselheira do Instituto dos Arquitetos do Brasil/IAB/RJ
Desafios das Cidades em tempos de pandemia

Transmissão: