Seminário Saúde, Política e Economia em Tempos de Crise – 2016

O momento político, econômico e social do Brasil exige muita capacidade de análise e crítica para que seja possível compreender todas as dimensões da crise instalada, sua dimensão e possíveis alternativas. A atual conjuntura representa grande risco de perda de direitos sociais conquistados na Constituição de 1988 e exige a construção de uma frente democrática. As crises da saúde, da economia e da política constituem diferentes faces de um mesmo problema e precisam ser enfrentadas por uma grande mobilização da sociedade.

O Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), através de seus núcleos, tem proporcionado amplos debates sobre a democracia brasileira e a luta por manutenção e ampliação de direitos no país. Na terça-feira, dia 17 de maio, os Núcleos do Cebes Rio e Petrópolis realizaram o seminário saúde, política e economia em tempos de crise (veja a programação) para discutir possíveis saídas e um programa de lutas unificado em defesa dos direitos e políticas sociais e da saúde pública no cenário atual.

Todas as discussões do evento foram gravadas e estão disponíveis no Canal do Cebes na rede Youtube. Você também tem acesso aos vídeos no final deste texto. No seminário foi lido o documento proposto pelos núcleos com 25 pontos (Veja o documento) para melhorar e garantir o SUS de qualidade, público e para todos os brasileiros. Este documento é preliminar e deverá incorporar propostas e recomendações apresentadas durante os debates.

A primeira mesa fez análise de conjuntura com José Noronha (pesquisador da Fiocruz e diretor do Cebes), César Benjamin (Editora Contraponto), Anabelle Macedo Silva (MP-RJ) e Maria da Conceição de Souza Rocha (Cosems-RJ e Secretária de Saúde de Piraí) e teve mais de uma hora de debate.

A segunda mesa apresentou a proposta de luta e o trabalho que já tem sido realizado por movimentos organizados. Participaram das discussões Rodrigo Marcelino (Frente Brasil Popular), Maria Inês Souza Bravo (Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde), Rodrigo Ribeiro (Construção Frente de Luta).

 

Abaixo as apresentações dos palestrantes, uma galeria de fotos e a playlist completa com os vídeos do seminário.

 

Apresentações em PPT

 

Anabelle Macedo Silva

Maria da Conceição de Souza Rocha

Maria Inês Souza Bravo

 

Fotos do encontro

 

 

Vídeos do Encontro

 

 

Cobertura do Canal Saúde feita pelo programa Em Pauta na Saúde.