CEBES-Recife ajuda a construir o projeto Mãos Solidárias/Periferia Viva

Lívia Milena Melo, do Conselho Consultivo da Diretoria do CEBES, explica um pouco o que é o projeto Mãos Solidárias/Periferia Viva, construido com ajuda do CEBES-Recife:

O projeto mãos solidárias é uma iniciativa dos movimentos do campo e da cidade junto com as universidades. O CEBES-Recife sempre esteve junto desse movimento inicialmente com a Marmita Solidária distribuindo 1500 marmitas por dia para populações em situação de rua. Nesse momento, o projeto vai avança para as periferias formando agentes populares de saúde. É o povo cuidando do povo e em defesa do SUS.

Juliana G. Machado, integrante do CEBES-Recife, conta mais sobre as ações:

O Cebes-Recife apoia o projeto Marmitas Solidárias e lembra que comer é um ato de político e envolve cultura, direito humano à alimentação adequada e saudável com agricultura sustentável. A pandemia vem apenas escancarar todos os problemas da fome e desigualdade social que existem no Brasil há séculos.

Nós endossamos que não se mata a fome apenas com ações emergenciais, se mata fome quando o Estado realizar a reforma agrária e fortalecer as políticas públicas que favorecem a alimentação adequada em quantidade, frequencia e qualidade, como acontece com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Aquisição de Alimentos (PNAE). E é isso que exigimos“.

Itamar Lages, do Conselho Consultivo da Diretoria do CEBES, explica um pouco mais:

O CEBES-Recife está em uma linda e intensa vivência política de resistência e fortalecimento da Atenção Primária à Saúde. Estamos no projeto Agentes Populares de Saúde. Nele, temos a responsabilidade de formar pessoas que cuidam das famílias de suas próprias comunidades. Pessoas que reforçam o vínculo com as unidades de PSF ou organizam a luta política em defesa das condições de saúde e autonomia. É o povo cuidando do povo em defesa do SUS. É o CEBES no periferia viva praticando saúde e democracia”.

Paulo Mansan, membro da direção estadual do MST-Pernambuco:

Olá companheirada! Tudo bem? O CEBES-Recife é um grande parceiro da campanha Mãos Solidárias que nesse momento avança para os bairros levando os agentes populares de saúde para cuidar do povo juntamente com as bicicletas da saúde, os juristas populares de base – para orientar o povo – os bancos populares de alimento, as farmácias vivas junto com as hortas agroecológicas e as iniciativas de solidariedade para a geração de renda. É o campo e a cidade se unindo na luta contra o facismo“.

Veja abaixo um vídeo mostrando a ação do Bicicletas da Saúde: