Em parceria com Fiocruz e SESC, Cebes lança a 3a edição do ComunicaSUS

Cebes, em parceria com a Fiocruz e o Serviço Social do Comércio (SESC), lançou a terceira edição da campanha ComunicaSUS, projeto de comunicação popular sobre políticas públicas voltadas para a saúde. São vinte peças promocionais, como radionovelas, spots, cards, podcasts e charges, com mensagens educativas sobre medidas de enfrentamento à Covid-19. De acordo com a dirigente do Cebes Maria Lúcia Freitas as peças, que tem forte apelo popular, serão distribuídas para diversas entidades e para a sociedade civil em geral. Participaram do lançamento, representantes das três entidades parceiras.

A responsável pela área de comunicação do Cebes, Ana Costa, apontou que a comunicação é uma ferramenta estratégica fundamental na luta de mais de quatro décadas do Cebes pela Democracia e Saúde. Diretora Executiva da entidade, Ana Costa lembrou que a grande missão do CEBES é “produção de pensamento crítico, formulação de ideias e de projetos para a saúde“. Para ela, o próximo passo é colocar as peças do ComunicaSUS nas redes sociais e na mão do povo.

Fabiana Damásio, da Fiocruz, lembrou que em 2020 a Fundação apoiou 145 projetos que visavam o apoio no enfrentamento à pandemia, para diminuir a disseminação do vírus e ampliava a estratégia de proteção contra o vírus. “A Fiocruz vem colocando também na sua agenda a comunicação popular como estratégia, com a promoção de territórios saudáveis sustentáveis“. A pesquisadora reforçou ainda que, diante da pandemia, ações como o ComunicaSUS “reforçam o pacto coletivo e a sustentação do direito coletivo (à saúde)“. Ela elogiou a variedade de materiais com linguagem acessível e conteúdos pedagógicos. Fabiana lembrou que a campanha também contou com a participação de José Leonídio e Márcia Castro, do canal Saúde – um canal de televisão do Sistema Único de Saúde (SUS), sediado na Fundação Oswaldo Cruz.

Sebastiana Ribeiro, representante do SESC, entidade que também apoiou esta iniciativa, disse que, durante a pandemia, a instituição aproveitou sua capilaridade de estar presente em todos os Estados brasileiros e desenvolveu ações voltadas para o enfrentamento da Covid-19 para garantir com o bem-estar e qualidade de vida de comerciários, seus familiares e da sociedade.

Sebastiana acredita que, numa pandemia, a comunicação é fundamental e ajuda a salvar vidas. “Mas o desafio é traduzir essa comunicação para que todos tenha acesso. A pandemia vai passar mas com toda certeza deixará muitos ensinamentos, muitos aprendizados e um deles é a importância do conhecimento e do acesso às informações verdadeiras e de qualidade e que dialoguem com a realidade local para que todos tenham a vida mais saudável“.

Luiza Gomes Henrique, pesquisadora da Fiocruz e tambem uma das coordenadoras dessa edição do ComunicaSUS, explica que a campanha é uma das iniciativas institucionais da Fiocruz que partem desse diagnóstico comum de que a Covid-19 afeta desigualmente diferentes grupos sociais, com diferentes condições de vida, de moradia de trabalho. “Desde o começo, a gente tinha clareza de que as informações que estavam sendo transmitidas pela mídia e pelas autoridades sanitárias muitas vezes não produziam eco porque não dialogavam com as realidades locais, com os territórios “. Para a pesquisadora, o material do ComunicaSUS é um “trabalho coletivo de muitas mãos e mentes” que age ao encontro de democratizar a comunicação e a saúde.

A presidenta do Cebes, Lúcia Souto, falou da importância de uma comunicação responsável com a sociedade como um direito fundamental pelo direito à saúde, especialmente “do ponto de vista desse contexto da maior calamidade da história do Brasil“. De acordo com Lúcia, com a comunicação baseada em evidências científicas, podemos influenciar no comportamento da sociedade. Lúcia destacou a atuação firme da entidade junto com a Frente Pela Vida em defesa da saúde e das políticas positivas para este setor. A médica sanitarista agradeceu ao SESC e à Fiocruz pelo trabalho em conjunto na edição do ComunicaSUS desse ano: “é uma parceria extremamente fértil e fundamental nesse momento que estamos vivendo“.

Uma das coordenadoras do ComunicaSUS Maria Lúcia agradeceu a contribuição da Fiocruz e do SESC, além de integrantes do Cebes como Ana Tereza e Carlos Fidelis. Ela explicou que uma das inspirações do projeto foi “fazer uma tradução do que estava sendo informado a respeito da Covid-19“. Segundo a dirigente do Cebes, integrantes do projeto ouviram gestores, cientistas, organizações e entidades da área da saúde para saber quais eram as necessidades de comunicação que surgiam e como seria possível traduzir as informações coletadas para peças que poderiam dialogar com o cotidiano das pessoas e serem utilizadas em vários momentos das vidas das pessoas. “Tentaremos fazer com que algumas dessas peças sejam divulgadas em meios de transportes de todo o País“, disse Maria Lúcia. “Como disse Ana Costa, o desafio agora é fazer com que esse material chegue a todos“.

ComunicaSUS:

ComunicaSUS é um projeto lançado em 2018 pelo CEBES, com criação e produção de peças pela Criar Brasil. A principal personagem e que permeia praticamente todas as peças da campanha é uma agente de saúde com o nome SUSete. No seu lançamento, teve 10 radionovelas cujo objetivo era ajudar na construção do conhecimento do que seja o SUS, de modo a instrumentalizar a sociedade na luta pelos seus direitos e os trabalhadores da saúde na valorização do seu trabalho na perspectiva do fortalecimento e da consolidação do Sistema Único de Saúde. Em 2020, foram lançadas 28 peças, sendo 6 radionovelas, 4 edições de podcasts, 4 programas jornalísticos, 6 spots curtos 2 videografismos e 4 peças gráficas. Para Ana Costa, a continuidade do projeto é importante principalmente pelo contexto atual do Brasil, com a omissão do governo federal no enfrentamento à pandemia de covid-19.

Clique aqui para ter acesso a todas as peças produzidas pela campanha do ComunicaSUS em 2021 ou veja a seguir:

Lançamento:

Cards:

Charges:

Radionovelas:

Episódio – 2a dose da vacina

Mito do Tratamento Precoce

Reações à vacina contra Covid-19

Fake News sobre a covid-19

Podcasts: