Revista Saúde em Debate

Acesse aqui o site da revista Saúde em Debate.

A revista Saúde em Debate foi criada em 1976, no mesmo ano da fundação do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes). Desde então, tem sido importante veículo de difusão dos temas articulados ao direito universal à saúde e da reforma sanitária, especialmente promovendo o pensamento crítico necessário às práticas políticas.

O periódico compõe o conjunto das publicações do Cebes e é distribuído a todos os associados da entidade, que incluem instituições e indivíduos do campo da saúde, além de ser mais uma contribuição da entidade à disseminação de debates sobre temas relevantes, sendo uma das revistas mais citadas em graduações e pós-graduações da área. Por tudo isso, pode-se dizer que a RSD construiu reputação ilibada e conquistou a confiança dos leitores.

Atualmente, o periódico tem como editora científica a diretora de política editorial do Cebes, Maria Lucia Frizon Rizzotto (Unioeste/PR) e está indexado na base de dados Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), com classificação Qualis Nacional B, conquistada por periódicos de reconhecida qualidade de seus conteúdos.

Desde dezembro de 2012, a revista está também na base SciELO Brasil (ScientificElectronic Library Online), que abrange uma coleção seleta de periódicos científicos.

O Cebes convida a todos para a submissão de artigos. Para publicar na revista Saúde em Debate , é importante saber que são aceitos trabalhos inéditos, em português, inglês e espanhol, sob a forma de artigos originais, artigos de opinião, artigos de revisão ou de atualização, relatos de casos e resenhas de livros de interesse acadêmico, político e social. A publicação dos trabalhos está condicionada a pareceres de um conselho editorial ad-hoc. Os artigos devem ser submetidos para avaliação exclusivamente on-line, e de forma totalmente gratuita, através do site: www.saudeemdebate.org.br.

Veja a coleção completa das edições da revista
Saúde em Debate clicando aqui.

 

Seguem abaixo as edições mais recentes da revista Saúde em Debate

Revista Saúde em Debate, Vol. 41, Ed.114

Revista Saúde em Debate, Vol. 41, Ed.114

Esta edição traz artigos sobre educação em saúde; apoio matricial; integralidade em saúde; humanização; exames de apoio diagnóstico; avaliação da atenção primária; integração ensino-serviço; práticas participativas em saúde; saúde do trabalhador; alcoolismo em mulheres; Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde; saúde de imigrantes brasileiras em Portugal; uso de medicamentos por crianças; conflitos éticos em saúde bucal; aleitamento materno; residências terapêuticas; cuidadores de idosos; administração de serviços de saúde; desenvolvimento econômico; interface entre saúde mental e Agentes Comunitários de Saúde; educação alimentar; planejamento em saúde; Consultórios na Rua; saúde do trabalhador e saúde ambiental.

leia mais

Revista Saúde em Debate, Vol. 41, Especial 3

Revista Saúde em Debate, Vol. 41, Especial 3

Este número especial, Análise Política em Saúde, foi organizado com base na reflexão que vem sendo desenvolvida no âmbito do Observatório de Análise Política em Saúde (OAPS) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) sobre as abordagens teórico-metodológicas utilizadas na área de política, planejamento e gestão em saúde e a pertinência de cada uma delas para a compreensão e crítica do processo de Reforma Sanitária Brasileira, das políticas e estratégias implementadas com vistas à construção do Sistema Único de Saúde (SUS) e dos problemas e desafios que se colocam na atual conjuntura de crise, com sérias repercussões no campo da saúde.

leia mais

Revista Saúde em Debate, Vol. 41, Ed.113

Revista Saúde em Debate, Vol. 41, Ed.113

Entre artigos originais, ensaios, revisões e relatos de experiência a revista trata de temas como formação em saúde no Brasil; Residência Multiprofissional em Saúde; importação de medicamentos; Gasto Público em Saúde; avaliação em saúde; acolhimento; SUS; HIV/Aids; irregularidades sanitárias; saúde do idoso; meio ambiente e saúde; saúde do trabalhador; direitos humanos.

leia mais

Revista Saúde em Debate, v.41, n. especial 2 – Saúde, trabalho e ambiente

Revista Saúde em Debate, v.41, n. especial 2 – Saúde, trabalho e ambiente

Fruto da parceria entre o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) e o Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz, este número especial apresenta duas áreas de conhecimento, a saber: saúde, trabalho e ambiente e saneamento ambiental.

leia mais

Revista Saúde em Debate, Vol. 41, Ed.112

Revista Saúde em Debate, Vol. 41, Ed.112

Apresenta artigos com temas sobre direito à saúde; experiência finlandesa em saúde mental; projetos em pesquisa social; exposição a agrotóxicos; determinantes sociais da saúde; impactos ambientais e saúde; plano de carreira no SUS; gestão do trabalho; saúde do trabalhador; Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf); qualidade de vida de cuidadores; disseminação de resultados de pesquisas em Ciência e Tecnologia; pessoas que vivem com HIV/Aids; hanseníase; centros de trauma; políticas em saúde mental; reforma psiquiátrica; uso de drogas; formação de nutricionistas.

leia mais

Revista Saúde em Debate v. 41 nº especial 1 – Monitoramento e avaliação em saúde para a ação

Revista Saúde em Debate v. 41 nº especial 1 – Monitoramento e avaliação em saúde para a ação

Saúde em Debate ‘Monitoramento e avaliação em saúde para a ação’ é fruto da parceria do Cebes com o Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais (Laser) da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Trata-se de uma publicação com foco na prática avaliativa, no estudo da influência de avaliações e dos sistemas de monitoramento para subsidiar projetos, programas e políticas de saúde.

leia mais