Cebes celebra inclusão da Revista Saúde em Debate na base SciELO Brasil

O Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) tem muito a celebrar nesse final de ano, com recente decisão do Comitê Consultivo da SciELO Brasil (Scientific Electronic Library Online) pela inclusão da Revista Saúde em Debate em sua base eletrônica.

O comunicado foi recebido pela entidade nesta semana, após reunião realizada no dia 13 de dezembro, onde o comitê concedeu parecer favorável ao ingresso da revista na biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros.

De acordo com Paulo Duarte de Carvalho Amarante, diretor do Cebes e editor da Revista, fundada em 1976, a notícia vem coroar um longo e consistente trabalho que vinha sendo realizado à frente do periódico: “o ingresso valoriza o conjunto de artigos que vêm sendo publicados na revista Saúde em Debate, certamente uma das mais consultadas pelo segmento da saúde coletiva nacional e latinoamericana”.

Ainda de acordo com Amarante, há 36 anos a revista vem sendo uma fonte preciosa de consulta e pesquisa, sendo objeto, inclusive, de artigos, monografias, de teses e dissertações, dada à sua importância na construção do pensamento crítico em saúde coletiva e na construção do SUS. “Aliás, nunca é demais lembrar que a proposta do SUS foi apresentada pela primeira vez em um documento do Cebes publicado na revista número 9”, lembra o editor do periódico.“O ingresso da Saúde em Debate no SciELO é um presente de fim de ano e ano novo pra toda a comunidade acadêmica do Brasil”, completa.

Segundo a presidenta do Cebes, Ana Maria Costa, a qualidade da revista a mantem por mais de três décadas entre os periódicos de saúde coletiva mais lidos do Brasil. “É justo, pois, o ingresso da revista na base SciElO. Para nós, é uma grande alegria que finalmente tenha sido dado parecer favorável ao que perseguíamos há muitos anos. A partir de agora,  publicar na Revista Saúde em Debate terá ainda mais valor para os autores, hoje dependentes das avaliações do Sistema Qualis ”.

O Cebes – garante a presidenta – seguirá no trabalho de aperfeiçoamento do periódico, e já programa para o próximo ano números temáticos que tratarão de questões importantes como a gestão e financiamento da saúde. Fique atento às novidades publicados no site do Cebes sobre a revista!

Histórico

A revista Saúde em Debate, fundada em 1976, é voltada para a área de saúde pública e faz parte da base de dados LILACS – Literatura latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde, com classificação Qualis Nacional B.

A publicação é distribuída a todos os associados do Cebes, entidade que ao longo de mais de três décadas de existência aglutinou um conjunto importante de membros, envolvendo instituições e indivíduos significativos e engajados na formação de opinião no setor da saúde brasileira.

Ppauloara publicação, são aceitos trabalhos inéditos, em português, inglês e espanhol, sob a forma de artigos originais, artigos de opinião, artigos de revisão ou de atualização, relatos de casos e resenhas de livros de interesse acadêmico, político e social.

A publicação dos trabalhos está condicionada a pareceres de um conselho editorial ad-hoc, estabelecido para cada número da revista.

Como editor-chefe da revista, está o sanitarista Paulo Amarante.

Veja a coleção das edições da revista Saúde em Debate clicando aqui.

Acesse o site da revista Saúde em Debate clicando aqui.