Núcleo BA promove diálogo entre movimentos sociais em defesa do direito à saúde – 2º Pré-Simpósio do Cebes

Do Observatório de Analise Politica em Saúde

 

Representantes de entidades, profissionais, professores/as, estudantes e militantes se reuniram no dia 03 de outubro, no Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA), em Salvador, para o 2º Pré-Simpósio do Centro Brasileiro de Estudos em Saúde (Cebes)-Núcleo Bahia. Com o tema “Defender o SUS é defender a democracia”, o evento promoveu o diálogo entre pautas de diferentes movimentos sociais e a área da saúde com objetivo de fortalecer a articulação e a mobilização para a defesa do direito à saúde.

 

 

Estiveram presentes no pré-simpósio: Rede Feminista; Coletivo Baiano de Residências; Fórum Acadêmico de Saúde; Levante Popular da Juventude; Associação Metamorfose Ambulante de Usuários e Familiares do Serviço de Saúde Mental da Bahia (AMEA); Associação de Moradores de Plataforma/Subúrbio Ferroviário (Ampla); Movimento Sem Teto da Bahia (MSTB); Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas; e Coletivo de Mulheres do Calafate; entre outros.

 

Confira detalhes sobre as falas e o debate na relatoria do evento.

 

Este foi o segundo encontro (leia aqui sobre o primeiro) de uma série de atividades preparatórias para o Simpósio Nacional do Cebes, evento que marcará os 40 anos da entidade, reunindo atividades e discussões sobre o direito à saúde com contribuições dos núcleos estaduais. Os debates promovidos pelo Núcleo-Bahia têm o objetivo de estimular a formulação de propostas e fomentar a participação de seus/suas integrantes no encontro nacional, no qual será construída a chamada Tese do Cebes, um conjunto de diretrizes que nortearão o trabalho do grupo durante todo o ano.