Agrotóxicos na mira da sociedade
Em 2013, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Asociación Latinoamericana de Medicina Social (Alames), Universidade Popular dos Movimentos Sociais (UPMS) e Campanha Contra os Agrotóxicos e pela Vida promoveram o I Encontro Internacional Ecologia de Saberes: construindo o dossiê sobre impactos dos agrotóxicos na América Latina.
O Encontro buscou desenvolver métodos que permitissem o diálogo entre os saberes científico e popular na produção de conhecimento para uma ciência crítica e emancipatória, construída por pesquisadores, trabalhadores ou gestores dos serviços públicos de saúde e militantes de movimentos sociais camponeses da América Latina.
Desde então, uma teia de pesquisadores internacionais, militantes e trabalhadores dos serviços públicos de saúde vem sendo formada visando combater o problema dos agrotóxicos. O resultado das discussões dará origem a um Dossiê Latinoamericano sobre o Impacto dos Agrotóxicos na Saúde, inspirado em experiências como a da Abrasco – quando construiu o Dossiê no Brasil.
A campanha vem ganhando força e adeptos. A Organização de Camponeses da América Latina (CLOC) vem se articulando e mobilizando outras instituições em prol da construção desse Dossiê Latinoamericano. Assista o vídeo.