Ministro Padilha assina termo de compromisso no Hospital Santa Marcelina (SP)
O Hospital Santa Marcelina, em São Paulo, já assinou o termo de compromisso do S.O.S Emergências, ação do Governo Federal lançada recentemente para melhorar o atendimento de urgência nos hospitais do SUS. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que o programa foi criado para resolver problemas no espaço mais crítico dos hospitais.
“Nós estamos inovando. O Ministério da Saúde chegando junto com os estados e municípios e as direções dos hospitais no local mais crítico do atendimento do Sistema Único de Saúde, aonde que a fronteira entre a vida e a morte fica mais explícita. Onde o sofrimento e o alívio imediato é mais explícito. Onde o dia a dia de profissionais, de pacientes, de familiares, 24 horas por dia vivem essa situação e realidade mais crítica”.
Existem também outras ações do S.O.S Emergências que devem alcançar os primeiros resultados a médio prazo, como qualificação dos profissionais de saúde, compra de novos equipamentos e a implantação de enfermarias de retaguarda. Nessas enfermarias, os pacientes que receberem alta da emergência vão poder ficar internados até a recuperação final. A ação S.O.S Emergências é implementada pelo governo em parceria com estados e municípios. Até 2014, serão beneficiados os 40 maiores prontos-socorros do País.
Fonte: Vitrine Hospitalar 21/11/2011