Diálogos do Rio+20: plataforma online viabiliza diálogos abertos e democráticos
Foi implementada pelo Programa das Nações Unidas (PNUD) e pelo Governo Federal uma plataforma online que viabilizará diálogos abertos em torno das recomendações práticas de desenvolvimento sustentável. Tais debates servirão de base para os Diálogos de Desenvolvimento Sustentável, que acontecerão de 16 a 19 de junho, no Rio de Janeiro, e representam oportunidade para engajar a sociedade civil, a comunidade científica, a juventude, a academia e o setor privado à frente da Conferência Rio+20.
Como funciona
Após a fase inicial de discussões e comentários, o site entrará na sua segunda fase. A partir de 16 de maio, os facilitadores e os participantes poderão apresentar recomendações para discussão e votação. Tal processo vai até o dia 3 de junho, quando as recomendações que receberem mais apoio (máximo de 10) serão levadas à votação do público em geral. Se classificadas, serão apresentadas aos membros do painel de Diálogos de Desenvolvimento Sustentável no Rio de janeiro, de 16 a 19 de junho. A partir desse conjunto de recomendações, três serão escolhidas e encaminhadas diretamente aos Chefes de Estado em reunião do Segmento de Alto Nível da Rio +20.
Temas
Os dez temas de discussão centrais são: a segurança alimentar e nutricional; desenvolvimento sustentável para o combate à pobreza; desenvolvimento sustentável como resposta às crises econômica e financeira; a economia do desenvolvimento sustentável, incluindo padrões sustentáveis de produção e consumo; cidades sustentáveis e inovação; desemprego, trabalho decente e migrações; energia sustentável para todos; água; oceanos e florestas.
Conheça o site Rio+20 Dialogues e dê o seu recado!