Dilma lança pacote verde

Correio Braziliense – 06/06/2012

A uma semana do começo da Rio+20, a presidente Dilma Rousseff lançou um pacote de ações voltadas ao meio ambiente, em cerimônia no Palácio do Planalto pelo Dia Mundial do Meio Ambiente. No evento, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, também anunciou que o Brasil registrou, entre agosto de 2010 e julho de 2011, a menor taxa de desmatamento da Amazônia Legal desde 1988, quando passou a ser medido. Os dados foram levantados a partir de pesquisas do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe) e indicam que houve uma redução de 8% em 2011, em relação ao período anterior. O Ministério do Meio Ambiente considera desmatamento a remoção completa da cobertura florestal em áreas superiores a 6,25 hectares.

A presidente Dilma assinou decreto determinando que todas as compras públicas feitas pelo governo devem seguir critérios de sustentabilidade e enviou ao Congresso uma mensagem para a ratificação pelo Brasil do Protocolo de Nagoia. Firmado na COP-10, em 2010, no Japão, o protocolo estabelece o compromisso no combate à biopirataria. No mesmo ato, foram criadas a reserva biológica Bom Jesus, no Paraná, e o Parque Nacional Furna Feia, no Rio Grande do Norte, e outras seis áreas protegidas foram ampliadas. A presidente assinou também decreto que cria a Política Nacional de Gestão Ambiental em Terras Indígenas.

Resfriado
O anúncio da liberação de recursos para as obras do Anel Rodoviário de Belo Horizonte foi mais uma vez adiado. Dilma cancelou a visita que faria hoje para anunciar o repasse de verbas para a elaboração do projeto executivo das obras da rodovia. De acordo com a assessoria de imprensa da presidente, Dilma está resfriada e preferiu não viajar. A ação será remarcada para a próxima semana.

8%
Redução do desmatamento em 2011, em relação ao ano anterior