Cebes participa da 5ª Conferência Municipal das Cidades

Núcleo de Saúde Urbana participou dos debates no Rio de Janeiro

O Centro Brasileiro de Estudos da Saúde (Cebes) se fez presente e atuante na 5ª Conferência Municipal das Cidades – Rio 2024, realizada nos dias 29 e 30 de junho, com a participação de Maria Lucia Freitas, Clementina Feltmann, Marcelo Guimarães e Marcelo Araújo, integrantes do Núcleo de Saúde Urbana do Cebes. O objetivo da etapa municipal foi mobilizar a sociedade a contribuir com as políticas públicas.

Os debates ocorreram em torno de grandes eixos: Sustentabilidade Ambiental e emergência Climática; Mobilidade Urbana; Controle social e gestão democrática; Habitação e regularização fundiária; Segurança pública e enfrentamento armado nos territórios; Transformação digital e territórios; e Gestão Interfederativa e das regiões metropolitanas. A participação levou para o debate um olhar da saúde sob os distintos territórios e a cidade, contribuindo para reflexões tendo a vida como centro. A experiência de organização e sustentabilidade do SUS, foi amplamente usado como referência em diversos momentos, convocando lideranças e militâncias do SUS à contribuir com a implementação, por exemplo, o SUSP (Sistema Único de Segurança Pública) e outros dispositivos de participação social nas políticas das cidades

O encontro do último fim de semana foi uma das etapas preparatórias da etapa Estadual e para a 6ª Conferência Nacional das Cidades. No evento, reuniram-se representantes de entidades, da gestão municipal, estadual, do Ministério das Cidades, ativistas do direito a Cidade, movimentos sociais organizados da cidade do Rio de Janeiro, além representantes de entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa; e ONG, empresas, interessados no tema. Os participantes levaram suas propostas para construir a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNUD), visando um crescimento urbano equilibrado, sustentável e justo.