O Brasil é sede da Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde

O Brasil é sede da Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde, que acontece nos dias 19, 20 e 21 no Rio de Janeiro. O Encontro é o resultado de uma grande mobilização liderada pela OMS em torno da busca de soluções para a melhoria das saúdes públicas em mais de 80 países, por meio de políticas sociais determinantes das condições de vida e saúde.

Para o movimento sanitário brasileiro esta é uma feliz oportunidade da retomada das bases da reforma sanitária que coloca a saúde como resultado do processo de acumulação social. O Cebes, juntamente com diversos movimentos sociais e acadêmicos, está presente na Conferência para reforçar aspectos políticos que exigem que o modelo de estado seja o centro dos debates desta temática. Não é possível que estados que priorizam políticas econômicas, o mercado e o capital assumam compromissos reais com a população e o bem estar social.

A discussão não pode se restringir à evidências técnicas e científicas e esta é uma boa oportunidade de retomada do debate sobre as políticas de saúde. A partir de hoje o Cebes irá propor, juntamente com várias representações da sociedade civil avaliações e mudanças no documento final da Conferência.

O Canal Saúde da FIOCRUZ está transmitindo a Conferência,http://www.canal.fiocruz.br/determinantes/index.php?opcao=port. Não deixe de acompanhar essa discussão imprescindível para a Reforma Sanitária no Brasil durante esses três dias de apresentações e mesas-redondas.