Cebes no Seminário Nacional Saúde e Conferência Rio+20

Durante o Seminário Nacional Saúde e Conferência Rio+20, realizada pelo Ministério da Saúde na última quarta-feira, 16/05, em Brasília, aconteceu uma ampla discussão das pautas mais relevantes das duas arenas da Rio+20: a Cúpula da Terra e a Cúpula dos Povos. O Cebes esteve presente no evento e realizou uma série de entrevistas em vídeo que serão veiculadas até a Rio+20, no nosso site.

O Cebes participou do debate durante o GT “Saúde e Rio+20: Mapeamento de Agendas e Perspectivas”, e colocou sua análise conjuntural, que do ponto de vista do diretor executivo José Noronha, representante do Cebes no evento, é fundamental para a discussão da saúde e sustentabilidade.

Para ele, a crise financeira de 2008, que começou nos EUA, não acabou, e a crise do Euro está apenas fortalecendo o dólar e a hegemonia americana, e isso é preocupante. O modelo americano e europeu de consumo não nos ajuda a sair dessa crise e se for para restaurar esse padrão americano não haverá planeta suficiente”, reflete Noronha.

O diretor do Cebes colocou dois pilares de preocupação como centrais para o debate da saúde e sustentabilidade: o saneamento básico e a alimentação, que inclui alimentação saudável, segurança alimentar, agroecologia e etc.

Dentro da questão do saneamento básico está a da produção do lixo, da política de resíduos sólidos, hoje um grande problema a ser discutido, citou Noronha. Ele também falou do problema da cultura do plantio de monoculturas. O Brasil está se transformando centralmente num produtor e exportador de commodities agrícolas”,  afirmou o diretor do Cebes e complementou sua fala dizendo que a saúde deve tomar para si esse debate e se apropriar desses temas.