Unidade da Fiocruz em Brasília será inaugurada na segunda-feira

A Fiocruz inaugura nesta segunda-feira (7/6) a sua unidade em Brasília. Com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a cerimônia de inauguração do novo prédio, localizado no campus da UnB, dá início oficialmente às atividades da Escola de Governo em Saúde (EGS). Além das atividades de representação institucional que competem à unidade de Brasília, caberá à Escola formar e capacitar os servidores públicos federais da área da saúde e também de áreas correlatas, como planejamento, educação, meio ambiente, entre outras. Serão oferecidos, inicialmente, cursos nas modalidades mestrado e mestrado profissional, especialização, atualização e aperfeiçoamento. O presidente do Cebes, Roberto Passos Nogueira, participa do evento.

O prédio da Fiocruz Brasília ocupa uma área de 10 mil m², custou cerca de R$ 20 milhões e consiste em quatro blocos distintos, que abrigam as áreas administrativas, de ensino, pesquisa, um auditório para 200 pessoas e um espaço para exposições. O terreno foi cedido à Fiocruz na gestão do então reitor da UnB, senador Cristóvão Buarque.

A Escola de Governo em Saúde — uma proposta que integra o Programa Mais Saúde do governo federal — ainda terá a missão de viabilizar parcerias nos campos da pesquisa e do ensino com instituições locais, como a própria UnB, maior parceira da Fiocruz no Distrito Federal, e também com o governo distrital.

Escola de Governo em Saúde

Sonho antigo perseguido por sanitaristas, gestores e trabalhadores do SUS, a criação de uma Escola de Governo em Saúde (EGS), na capital federal, finalmente se concretiza. E a Fiocruz é a condutora desse processo. Em um novo prédio, erguido no campus da Universidade de Brasília (UnB), a instituição abrigará as atividades dessa escola, além daquelas já desenvolvidas pela Fiocruz Brasília. Incluída como umas das metas do PAC da Saúde, a construção da Escola na capital do país reforça o compromisso do governo federal em tratar a formação de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde (SUS) como meta prioritária. A EGS tem capacidade de receber até 700 alunos simultaneamente.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, destacou os desafios que o Brasil enfrenta no campo da gestão, tendo em vista as dimensões do país e a complexidade do SUS. “Não é simples nosso desafio em termos de formação. E não estou falando somente em um desafio do Ministério da Saúde, mas de algo que compreende também os demais entes federados. Pretendemos formar uma massa crítica de profissionais capazes de entender a magnitude do desafio do SUS”, afirmou o ministro.

Serviço
Inauguração Fiocruz em Brasília

Dia: 7 de junho
Horário: 17h30
Local: auditório da Fiocruz Brasíli,. L3 Norte, Gleba A. SG10 (em frente à Autotrac)
Ascom Fiocruz Brasília: Wagner Vasconcelos ou Vanessa Campos