Movimento lança documento em favor da Saúde em Ribeirão Preto
Super lotação, pessoas atendidas nos corredores, meses e até anos de espera por cirurgias, exames e consultas a médicos especialistas. Esse cenário conhecido pelos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Brasil levou a algumas pessoas ligadas à Saúde de Ribeirão Preto, em São Paulo, a criar um movimento que discuta soluções para tirar a saúde pública do município do caos em que se encontra.
Com o lema “Democracia é Saúde, Saúde é Democracia”,o movimento reúne diferentes entidades como o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde de Ribeirão Preto (Cebes-Ribeirão), Seminário Gramsci, Associação Cultural Humanística (ACHU), Associação Amigos do Memorial da Classe Operária AAMCO), Movimento Ciranda em Defesa da Educação Infantil, Associação São Francisco de Assis Gewo-Haus; Centro de Direitos Humanos e Educação Popular (CEDHEP), Irmãs Franciscanas da Penitência da Sagrada Família e o Conselho Regional de Psicologia (CRP-SP).
Um dos objetivos é implementar ações por meio de esforços conjuntos e articulados entre as instituições no sentido de denunciar irregularidades e provocar na população, de mais de 550 mil habitantes, a necessidade de inserir no dia a dia o debate sobre as relações entre saúde e qualidade de vida. “Precisamos voltar a discutir saúde em nossas casas, em nossos trabalhos, em nossas praças, em nossas igrejas, em nossos postos de saúde. O debate é essencial por que profissionais da saúde, administração da saúde e usuários do sistema de saúde apresentam visões diferentes das necessidades, muitas vezes agindo como adversário quando não são. Precisamos construir uma visão comum, DEMOCRÁTICA, para avançarmos”, diz o manifesto divulgado, que chama atenção ainda para o fato de Ribeirão preto apresentar problemas similares a outras cidades no que diz respeito à Saúde, embora, se comparado a muitas prefeituras, possua um dos “maiores orçamentos da área (30%) do orçamento total do município”, aponta o documento.
O grupo se reuniu pela primeira vez no dia 01 de junho. Entre outras coisas, os integrantes instituíram como prioridade as seguintes ações: criação de um “conselho popular” de Saúde da Vila Virgínia, um fórum permanente de discussão da região; Apoio ao fortalecimento da Atenção Básica na Vila Virgínia; Apoio à resolução emergencial dos principais problemas da Vila Virgínia, relativos a UBDS e às UBS da região.
Quem estiver interessado em engrossar o debate, basta entrar em contato com a organização por meio do endereço eletrônico: movsauderibeirao@gmail.com.br