A Aliança de Controle do Tabagismo lança estudo inédito sobre doenças relacionadas ao tabagismo

A Aliança de Controle do Tabagismo (ACT) lançou, no dia 31 de maio, Dia Mundial Contra o Tabagismo, um estudo inédito de custos sobre doenças relacionadas ao tabagismo. A pesquisa, feita pela economista Márcia Pinto, é uma das únicas com tal abrangência no país.

Intitulado Carga das Doenças Tabaco Relacionadas para o Brasil, o estudo é o maior já feito no Brasil. Analisou dados de 2008 referentes a 15 doenças relacionadas ao tabaco e atualizou os valores monetários para 2011.

Chegou-se à conclusão que o custo total atribuível ao tabagismo para o sistema de saúde no Brasil, para ambos os sexos, foi de R$ 20.685.377.897,00, ou seja, quase R$ 21 bilhões, quase 3 vezes e meia o que foi pago em impostos federais pelo setor tabaco.

As doenças selecionadas  no estudo incluem eventos agudos e doenças crônicas dos grupos câncer, cardíacas, cerebrovasculares e respiratórias   e receberam uma fração atribuível ao tabagismo.

O estudo também mostra que ocorrem mais de 130 mil mortes anuais por essas doenças.

Um release sobre o tema está disponível no site da ACT, link: http://www.actbr.org.br/uploads/conteudo/720_release_custo_de_tabagismo_3105.pdf

Já o estudo pode ser lido na íntegra em: http://www.actbr.org.br/uploads/conteudo/721_Relatorio_Carga_do_tabagismo_Brasil.pdf