Cebes finaliza ciclo de conferências com propostas para o Brasil e a Saúde que Queremos

Saúde, democracia e garantia de direitos. A Conferência Livre de Saúde “O Brasil e a Saúde que Queremos“, do Cebes (Centro Brasileiro de Estudos de Saúde), debateu neste sábado, 27, sobre os avanços necessários para que o país possa alcançar um estado de equidade, bem-estar social e integralidade.

O evento encerrou um ciclo de outras nove conferências regionais realizadas para estabelecer as propostas que irão compor o documento que será encaminhado à  17ª Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá de 2 a 5 de julho em Brasília. Essas conferências aconteceram nos núcleos de Alagoas, Bahia, Ceará, Goiania, Paraná, Paraíba, Recife, Rio Grande do Norte e Baixada Fluminense do Rio de Janeiro. “Percebo por todo país um movimento muito importante de mobilização pela saúde, isso mostra a vontade de construir e reconstruir um país que desejamos e merecemos”, destacou o presidente Carlos Fidelis. Foram aproximadamente mil pessoas envolvidas em todos os processos.

Conferência Livre – núcleo Bahia do Cebes | Crédito: Ananda Sampaio

A ampliação da ativismo em favor de uma saúde democrática e equitativa é uma condição necessária para o avanço de políticas que ultrapassem a lógica do consumo para instituir uma lógica de cidadania. “Todas essas ações, reflexões e propostas são importantes, pois serão elas que irão pautar o próximo plano nacional de saúde”, lembra Jamilli Santos, da Diretoria Executiva do Cebes. “O Cebes tem seu caráter crítico e suprapartidário que faz com que tenhamos propostas sem nenhum tipo de limitação, porque o que defendemos está associado ao projeto da reforma sanitária brasileira”.

A participação popular segue como um eixo fundamental do Cebes diante da configuração do atual quadro político do Brasil, com o tensionamento constante de forças interessadas na mercantilização da gestão e da saúde.  A mobilização social pode fazer a diferença na agregação de propostas que direcionem o SUS ao encontro dos princípios da reforma sanitária e sua incorporação na agenda do Estado.

Propostas

Com esta última conferência, foram apresentadas 146 propostas. A plenária selecionou as 20 mais votadas que farão parte do documento final a ser encaminhado para a 17ª Conferência Nacional de Saúde.

Este documento final contempla as diretrizes e propostas para os eixos estabelecidos como norteadores das conferências. São eles:

  • O Estado que queremos. Por um Estado social;
  • Projeto de Desenvolvimento para o país: políticas sociais, ciência e tecnologia para saúde e bem-estar;
  • Gestão do Estado: intersetorialidade e participação e
  • A Saúde que queremos: mudanças inadiáveis.

As demais propostas apresentadas pelos participantes das conferências e aprovadas serão incorporadas ao documento do Cebes. A ideia é seguir debatendo as reivindicações importantes para o campo da saúde coletiva.

Itamar Lages, diretor do Cebes destacou a relevância do trabalho realizado em todas as conferências. “Tudo o que discutimos é para além do SUS, queremos uma relação estado sociedade pautada pela democracia”. As propostas e orientações elaboradas pelos membros do Cebes têm como base a necessidade de uma economia subordinada e orientada pelo direito à saúde. “Nossa luta e nosso lema vem de longe, nesses 47 anos de Cebes temos ajudado a construir o amanhã. Um amanhã que só pode existir com democracia”, completou Itamar.

Conferência Livre – núcleo Paraíba do Cebes | Foto: Divulgação

Delegados irão à 17ª Conferência Nacional de Saúde com a defesa dos princípios cebianos

A retomada atualizada da Reforma Sanitária é um dos princípios que norteou os ciclos regionais de conferências finalizados no sábado, 27, com a Conferência Livre de Saúde “O Brasil e a Saúde que Queremos”, do Cebes (Centro Brasileiro de Estudos de Saúde).

Ao todo, foram cerca 980 pessoas envolvidas entre os meses de abril e maio na mobilização por uma saúde pautada pela democracia, igualdade e equidade. Os delegados eleitos para representar as propostas do Cebes na 17ª Conferência são Hannah Santos, do núcleo Bahia, Maria Edna Bezerra de Alagoas, Dimitri Taurino Guedes do Rio Grande do Norte e como suplentes Lizaldo Maia do Ceará e Marcos Vinícius do núcleo Goiás.

Conferência Livre – núcleo Ceará | Foto: Divulgação

Assista a Conferência no link ou a seguir:

A seguir, fotos da Conferência Livre O Brasil e a Saúde que Queremos: