Relatos das Conferências Livres promovidas dos núcleos do Cebes

Em abril e maio, os núcleos do Cebes promoveram suas etapas locais da Conferência Livre, Democrática de Saúde. As Conferências Livres são etapas preparatórias para a 17º Conferência Nacional de Saúde, do Conselho Nacional de Saúde, que acontece de 2 a 5 de julho em Brasília. No dia 27 de Maio, o Cebes promove a Conferência Livre e Democrática: o Brasil e a Saúde que queremos. Faça a inscrição no link.

Veja a seguir um apanhado das Conferências realizadas pelos núcleos do Cebes.

Bahia

O núcleo Bahia do Cebes promoveu nessa sexta-feira (28) a etapa local da Conferência Livre de Saúde. Após conversas e debates, participantes concordaram em priorizar o envio de 20 propostas à Conferência Estadual de Saúde da Bahia, que ocorrerá no entre os dias 05 e 07 de junho de 2023. Veja o relato no link.

Paraíba

Relato em breve.

Recife

O Núcleo Recife do Cebes realizou nessa segunda, 08 de maio, a sua Conferência Livre. Esse ato político contou com a parceria e colaboração do Movimento dos Trabalhadores Cristãos (MTC) e do Grito dos Excluídos. O Cebes Recife trouxe para a discussão central o 4º eixo do documento preliminar elaborado pelo Cebes: “A Saúde que Queremos. Mudanças inadiáveis.” Veja o relato no link.

Goiânia

Na última quarta-feira (10/05) o Núcleo Goiás do Centro de Estudos Brasileiro em Saúde (CEBES) promoveu uma Conferência Livre de Saúde em formato virtual e durante o fim do dia. A intenção em pensar e planejar uma Conferência Livre também partiu do anseio, após atravessar algumas etapas de conferências, de aprofundar debates, salientar questões latentes e agremiar mais pessoas num espaço mais democratico e acolhedor para trocas de ideias e percepções, juntamente com o contexto em que o CEBES Nacional conclamou em seus diversos núcleos espalhados pelo país a convocarem um debate com olhar para demandas de saúde coletiva em âmbito nacional. Veja o relato no link.

Alagoas – Arapiraca

Em breve.

Rio Grande do Norte

Em breve.

Ceará

O presidente do Cebes participou da Conferência Livre do Ceará, promovido pelo núcleo da entidade no dia 12 de maio. O evento contou com a participação de 159 pessoas, presencialmente e on-line. Os componentes da Mesa ressaltaram importância da singularidade das conferências livres, após quatro anos de obscurantismo e sabotagem à vida e à saúde as pessoas. Veja no link o relato.

Paraná

Relato em breve. Veja a transmissão da Conferência do Paraná.

Saúde Urbana

Relato em breve.