Cebes nas Conferências Livres de Saúde

Cebes promove no dia 27 de maio a Conferência Livre e Democrática do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde: o Brasil e a Saúde que queremos. O evento, que será totalmente virtual, acontece de 9h às 14h na plataforma Zoom, com transmissão pelo YouTube da entidade. Em abril e maio os núcleos do Cebes promovem suas etapas locais da Conferência Livre, Democrática de Saúde.

As Conferências Livres são etapas preparatórias para a 17º Conferência Nacional de Saúde, do Conselho Nacional de Saúde, que acontece de 2 a 5 de julho em Brasília. As deliberações aprovadas na 17ª Conferência Nacional de Saúde (CNS) devem ser contempladas no próximo ciclo de planejamento da União e servir de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024- 2027.

Segundo o CNS, as conferências livres possibilitam a ampliação da participação social para os debates em torno do tema da 17ª CNS, podendo ser realizadas também em âmbito municipal, intermunicipal, regional, macrorregional e estadual. É a primeira vez que elas têm caráter deliberativo e o regimento permite a aprovação de propostas e eleição de delegados e delegadas para a etapa nacional.

ConferênciaData InícioFormato
Núcleo Bahia28-abr.Presencial
Núcleo Paraíba29-abr.Híbrida
Núcleo Recife9-mai.Híbrido
Núcleo Goiânia10-mai.Virtual
Núcleo Alagoas – Arapiraca11-mai.Híbrido
Núcleo Rio Grande do Norte11-mai.Virtual
Núcleo Ceará12-mai.Híbrido
Núcleo Paraná13-mai.Virtual
Núcleo Saúde UrbanaVirtual
Conferência Livre e Democrática: o Brasil e a Saúde que queremos27-mai.Virtual

Cebes promove no dia 27 de maio a Conferência Livre e Democrática: o Brasil e a Saúde que queremos

A “Conferência Livre e Democrática do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde: o Brasil e a Saúde que queremos” será realizada das 09h às 14h, no dia 27 de maio de 2023, de modo virtual com transmissão pelo YouTube da entidade: https://www.youtube.com/@CebesNacional. Veja mais sobre o evento nesse link. No final dessa postagem, acesse as diretrizes organizativas da Conferência Livre do CEBES 2023.

Ao promover sua Conferência, o Cebes apresenta contribuições para o debate, análises e propostas que visam à consolidação do projeto da Reforma Sanitária Brasileira e constrói o caminho para mobilizar a participação na 17ª Conferência Nacional de Saúde em 2023, que tem por tema: “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – amanhã vai ser outro dia”.

Núcleo Bahia do Cebes promove Conferência Livre de Saúde de 2023

O núcleo Bahia do Cebes e a Associação Brasileira de Enfermagem (Aben-BA), em parceria com o Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC-UFBA), promove no dia 28 de abril, a partir das 8h, a etapa local da Conferência Livre de Saúde em 2023. O evento vai acontecer no auditório do ISC-UFBA e será transmitido online no canal do YouTube do instituto. Ele é uma etapa preparatória da 17a Conferência Nacional de Saúde, que acontece de 2 a 5 de julho em Brasília. Diversos núcleos do Cebes estão ativamente trabalhando na organização e promoção das Conferências Livres da Saúde. Veja o convite no link.

Núcleo Paraíba promove Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde 2023

O recém-inaugurado núcleo Paraíba do Cebes promove no dia 29 de abril a etapa local da Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde 2023. O evento será no dia no Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) a partir das 9h. Ele conta com apoio da diretoria nacional do Cebes, Centro de Ciências Médicas (CCM) da UFPB, ProfSaude e Aduf. Veja no link.

Núcleo Recife do Cebes se une ao Grito dos Excluídos e o Movimento dos Trabalhadores Cristãos para organizar a Conferência Livre de Saúde

O Núcleo Recife do Cebes, o Grito dos Excluídos e o Movimento dos Trabalhadores Cristãos (MTC), estão unidos para realizar a Conferência Livre A Saúde Que Queremos. Mudanças Inadiáveis. O evento acontece no dia 08 de maio a partir de 14h30, em formato híbrido (remoto e presencial). A Conferência acontece na Sede do MTC, Rua Gervásio Pires, 404, em Boa Vista.

Com essa ação o Núcleo Recife do Cebes e o Grito dos Excluídos dão sequencia ao processo de mobilização e de Conferência Livre Nacional do Cebes em 27MAIO, com o Tema “O Brasil e a Saúde Que Queremos” para contribuir com a 17ª Conferência Nacional de Saúde. Faça inscrições por esse formulário.

Conferência Livre de Saúde núcleo Goiânia promove Conferência Livre de Saúde

O núcleo Goiânia do Cebes promove no dia 10 de maio a etapa local da Conferência Livre de Saúde. O evento, que será integralmente on-line, terá como tema “O Brasil e a Saúde que queremos!” em defesa de um SUS 100% público, gratuito, estatal e de qualidade! Começa às 18h.

Mais informações sobre participações em breve. Veja no link.

Núcleo Alagoas promove etapa local da Conferência Livre de Saúde

No dia 11 de maio, o núcleo Alagoas do Cebes promove a etapa local da Conferência Livre de Saúde do Cebes. O evento acontece das 13h 17h. Formato e local ainda serão definidos. Mais informações podem ser encontradas nesse link.

Núcleo do Cebes do Rio Grande do Norte promove Conferência Livre de Saúde em Santa Cruz

O núcleo do Cebes do RN promove no dia 11 de maio no auditório da Faculdade de Ciências da Saúde (Facisa) da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), em Santa Cruz, interior do Estado. O evento ocorre do dia 08 às 12h30. As inscrições podem ser feitas nesse link. Dia 26 de Abril é o último dia de inscrições para manifestar o interesse em utilizar o transporte de Natal a Santa Cruz. Veja no link.

Núcleo Ceará do Cebes promove em maio etapa local da Conferência Livre de Saúde

O núcleo Ceará do Cebes promove no dia 12 de maio, das 13h às 17h, a Conferência Livre de Saúde do Cebes no Estado. O evento, que vai contar com a presença do presidente Carlos Fidelis, acontece na da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Ceará- ADUF em formato Híbrido, presencial e remoto. Com o tema ” O Brasil e a Saúde que queremos“, a Conferência será um espaço democrático de debate e proposição alinhado com as atividades preparatórias da 17a Conferência Nacional de Saúde – que acontece de 2 a 5 de julho em Brasília. Como explica o Conselho Nacional de Saúde (CNS), as Conferências Livres preparatórias podem elencar propostas para a etapa nacional desta edição. Veja no link.

Núcleo Paraná do Cebes organiza Conferência Livre de Saúde

O núcleo Paraná do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) organiza em maio a etapa local da Conferência Livre de Saúde. O evento acontece no dia 13 de maio das 9h às 12h. Mais informações, em breve.

Conferência Livre de Saúde do núcleo Saúde Urbana do Cebes acontece no dia 20 de maio em formato virtual

O núcleo Saúde Urbana do Cebes promove no dia 20 de maio, em formato virtual, a Conferência Livre de Saúde. Mais informações em breve.

Núcleo do Cebes no Rio Grande do Norte presente nas pré-conferências municipais de saúde do Estado em 2023

O Núcleo Estadual do CEBES–RN esteve participando da organização de oito pré-conferências municipais realizadas entre o mês de fevereiro e março em Caicó-RN. Além disso, esteve presente na organização e exposição de temas relacionados à saúde coletiva. O debate sobre “Saúde é democracia” tem sido provocado em consonância com o tema central da 17ª Conferência Nacional de Saúde: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Democracia e a Vida – Amanhã vai ser outro dia”. Veja no link.

Diretrizes Organizativas

Acesse o documento no formato PDF com as Diretrizes Organizativas da Conferência Livre do CEBES 2023. Trata-se de um Documento Instrutivo de procedimentos (Diretrizes Organizativas) para organização e realização das Conferências Livres locais/estaduais do CEBES, na perspectiva de como mobilizar, debater, sistematizar e enviar o relatório final.