Comissão da Verdade: “Rubens Paiva” lança o livro “Infância Roubada”

Nesta quarta-feira 5, a partir das 19 h, a Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva” lança o livro “Infância Roubada: crianças atingidas pela Ditadura no Brasil”. Será na Biblioteca Mário de Andrade, à rua da Consolação, 94, Centro da capital.

Resultado de audiências “Verdade e Infância Roubada” realizadas durante uma semana de maio de 2013, o livro contém histórias de mães e filhos de presos políticos, perseguidos e desaparecidos da ditadura.

É um dos capítulos mais perversos daquela época.

Os filhos, hoje adultos na faixa dos 40 a 50 anos, contaram as suas lembranças da prisão, do exílio, do desamparo, de questionamentos em relação às suas identidades, assim como o medo, a insegurança, isolamento, solidão e vazio que vivenciaram e que, em muitos casos, são traumas não superados.

“Neste momento privilegiado da história, em que se busca pela verdade, memória e justiça em relação ao período da ditadura, revelar essas histórias cruéis é fundamental para fortalecer a nossa incipiente democracia”, observa Adriano Diogo, presidente da Comissão da Verdade “Rubens Paiva”. “Só assim poderemos garantiremos futuro melhor às novas gerações de crianças e adolescentes de nosso país.”

 

Fonte: Viomundo