Congresso da Alames irá debater a reconfiguração do mundo em prol da luta pelo direito à saúde e à vida

 Com o tema “sindemia, reconfiguração do mundo e luta pelo bem viver”, a Alames Argentina realizará o XVII Congresso Latino-Americano de Medicina Social/Saúde Coletiva. Na manhã do dia 17, a partir das 9h, a Alames promove VII Encontro da Rede Lomsodes, com a participação de Maria Lucia Rizoto, diretora de política editorial do Cebes.

As transformações culturais, políticas e econômicas impulsionadas pelo neoliberalismo trouxeram impactos importantes no que se refere ao direito à saúde na América Latina. Para debater estes temas e o aprofundamento das desigualdades e impactos trazidos pela pandemia de Covid 19, a Alames – Associação Latinoamericana de Medicina Social realizará o XVII Congreso Latinoamericano de Medicina Social Y Salud Colectiva, de 17 a 21 de julho em Buenos Aires, Argentina. 

A diretora do Cebes, Ana Costa, será uma das docentes que participará do evento. “Os congressos da Alames são sempre muito importantes, pois reúne todos os pesquisadores, ativistas e militantes pelo direito à saúde de toda latinoamerica”, comenta. Para Ana, também é um momento de fortalecimento teórico e estratégico para uma ação continental, além de contribuir para o fortalecimento na Argentina na superação do momento histórico que o país vive neste momento. 

O congresso pretende analisar e repensar a reconfiguração do mundo, possibilitando um processo de diálogo por meio do compartilhamento de experiências, conhecimentos e novas alternativas coletivas e institucionais para a efetivação do direito à saúde e à vida. “Este congresso também irá se ocupar de temas como perspectiva de gênero, meio ambiente, discursos e práticas dos povos originários e uma forma de pensar a saúde que seja construída com as identidades e incorpore os movimentos sociais”, disse Alicia Stolkiner, especialista em Saúde Pública e Saúde Mental e docente titular da Faculdade de Psicologia da Universidade de Buenos Aires. 

O evento é concebido como um espaço participativo de reflexão e debate entre organizações, movimentos sociais, instituições, profissionais, estudantes e trabalhadoras e trabalhadores ligados ao campo da saúde para debater sob o tema “Sindemia, reconfiguração do mundo e luta pelo bem viver”. 

No âmbito do mesmo, serão desenvolvidas diferentes atividades tanto nas instâncias pré-congresso, como nas modalidades do congresso e intervenção: conferências magistrais, mesas, eventos específicos, apresentação de trabalhos e experiências, cartazes, workshops, rádio aberta, apresentação de livros, reuniões especiais e outros. 

O evento acontecerá na Facultad de Ciencias Sociales (UBA), de Buenos Aires. Maiores informações aqui neste link

De acordo com a diretora Ana Costa, uma das missões da delegação brasileira será trazer o próximo congresso para ser realizado no Brasil, além de apresentar a experiência brasileira na luta permanente pela consolidação do direito à saúde e do próprio Sistema Único de Saúde (SUS). “Isso será importante porque neste contexto de uma maior aproximação com os países latinos, visto que o congresso já não acontece aqui há muitos anos. Portanto será uma forma de fortalecer a unidade latinoamericana em torno da luta pelo direito à saúde”.  

A ALAMES – A Associação Latinoamericana de Medicina Social/Saúde Coletiva (Alames) é uma organização político-acadêmica sem fins lucrativos formada por profissionais, trabalhadoras e trabalhadores da saúde e do campo das ciências sociais. Promove a corrente do pensamento crítico e contra hegemônico em saúde coletiva que indaga sobre a complexidade da determinação do processo social de atenção/cuidado e saúde-doença. A produção de conhecimento é concebida em uma práxis, em profundo compromisso com as transformações sociais e na de políticas públicas que garantam melhores condições de vida e trabalho e igualdade de direitos à saúde.