Frente Pela Vida na 17ª CNS

A 17ª Conferência Nacional de Saúde (CNS) começou! Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, o principal evento de participação social da saúde acontece até quarta-feira (5) , e reúne mais de 6 mil pessoas para discutir desafios do Sistema Único de Saúde e propostas para aprimorar o sistema. 

Entidades que integram a Frente Pela Vida estão presentes, confira um resumo das atividades do primeiro dia de Conferência: 

Abrasco 

Rosana Onocko, presidente da Abrasco, acompanhou a abertura, e afirmou que é um momento de muita alegria: “É muito importante retornar para esse espaço ímpar da participação social. A Conferência está cheia de gente, muito diversa, muito colorida, e a gente tem expectativa muito grande de sair daqui com posições bem contundentes em defesa do SUS”.

Além dela, diversos abrasquianos estiveram presentes neste primeiro dia de atividades. “Estamos muito contentes em poder retomar a conferência em um ambiente de democracia, de liberdade e de participação”, comentou Luis Eugenio Souza,  presidente da Federação Mundial de Associações de Saúde Pública (WFPHA) e ex-presidente da Abrasco. 

Marília Louvison, vice-presidente da Abrasco, participou da atividade: “Acesso a medicamentos e novas tecnologias”. “Foi um momento de debate muito rico, com participação de pessoas de todo Brasil, que discutiu, entre outros temas, o acesso a medicamentos de alto valor e o retorno do Programa Farmácia Popular. A atividade evidenciou ainda a importância do acesso à informação”, comentou. Leia matéria completa. 

Rede Unida 

Desde o dia 30 de junho, a coordenação da Rede Unida está em Brasília promovendo, junto ao Conselho Nacional de Saúde, o treinamento dos monitores que atuam na pesquisa sobre o perfil das pessoas delegadas no decorrer da 17ª Conferência. O coordenador nacional da Rede Unida, Alcindo Ferla, é um dos organizadores do projeto e acompanhou todo o processo de organização e treinamento.

Os pesquisadores entraram em ação já durante o credenciamento, no primeiro dia do evento, no qual realizaram mais de 1500 entrevistas. A Rede Unida também esteve presente na mesa de abertura, com Francisca Valda da Silva, que entregou uma fala potente na condição de representante do segmento dos trabalhadores da saúde pelo Conselho Nacional de Saúde. Francisca Valda, juntamente com Priscilla Viégas, atua na coordenação da Comissão de Relatoria, onde outras pessoas que compõem a Rede estão atuando intensivamente. A comissão de relatoria é responsável pela sistematização do relatório final, nas suas diferentes etapas, e pelo registro da produção dos grupos de trabalho. Por fim, Sueli Barrios tem intensa atuação na comissão de infra-estrutura, responsável pelas condições de realização da conferência, num esforço enorme de acolhimento.

Orientar a infraestrutura para um evento da dimensão da 17ª Conferência, com a diversidade de pessoas que ela acolhe, é uma tarefa indimensionável. Para a Rede Unida, todo esforço institucional e de cada um dos seus membros, é fundamental para fazer o SUS e o cuidado em saúde no tamanho dos sonhos das brasileiras e dos brasileiros. Construir sempre novas manhãs é o melhor caminho para novos amanhãs!

Cebes 

O lema do Cebes – Centro Nacional de Estudos de Saúde, “saúde é democracia e democracia é saúde”, tem sido amplamente contemplado nesta 17ª Conferência Nacional de Saúde. Para o presidente da entidade, Carlos Fidelis alguns pontos do evento precisam ser destacados, entre eles o empenho do governo Lula em em fortalecer a participação social como alicerce de sustentação das políticas públicas a serem implementadas. 

Outro aspecto destacado por Fidelis é o compromisso público assumido pela ministra Nísia Trindade em dar seguimento à pauta de trabalho resultante dos debates da 17ª. “Participação social, mobilização e uma pauta de trabalho discutida com a sociedade são os elementos que merecem nossa atenção e nosso esforço no sentido de contribuir para que essas dimensões se realizem de modo articulado”, aponta o presidente do Cebes.