Frente Pela Vida saúda indicação de Nísia Trindade ao Ministério da Saúde

O governo Lula nomeou nessa quinta (22) a atual presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, para ser ministra de Saúde do seu governo. A nomeação foi comemorada por sanitaristas de todo o Brasil por conta do trabalho de Nísia na gestão da Fiocruz no combate à pandemia de Covid-19. Essa sexta a Frente pela Vida lançou nota saudando a nomeação: “Uma liderança à altura dos desafios do momento, imprescindíveis para a criação de um país mais justo e equitativo“.

Também nessa quinta, em nota, o presidente eleito do Cebes, Carlos Fidelis, disse que a nomeação de Nísia “é uma vitória do povo brasileiro, da democracia, de uma grande frente ampla que se uniu contra o fascismo, a barbárie, o negacionismo e o crime organizado que foi disseminado no país”. Um dia antes, Lúcia Souto já havia elogiado a então possível indicação do nome de Nísia.

Veja a seguir a nota da Frente pela Vida.

A Frente pela Vida, em seus mais de 2 anos de existência, tem batalhado duramente em defesa da vida, contra a necropolítica e pelos direitos dos cidadãos e das cidadãs. Nesse percurso, por meio da criação de consensos graduais, tem contribuído com importantes teses em defesa de um SUS público, inclusivo e resolutivo para a população.

Ao longo de toda essa luta, a defesa da ciência e da tomada de decisões racionais e orientadas por conhecimentos técnicos, mas fortemente amarrados aos valores éticos e políticos que sustentam a Saúde como direito de cidadania foram seus pilares.

A indicação de Nísia Trindade ao Ministério da Saúde para o próximo governo se alinha a essas nossas lutas e valores. Saudamos a primeira mulher Ministra da Saúde, conhecemos sua competência ética, científica e política! Uma liderança à altura dos desafios do momento, imprescindíveis para a criação de um país mais justo e equitativo. A capacidade técnica de Nísia e sua imensa vocação de negociação política serão muito relevantes no difícil momento atual, quando o cenário apontado pela Comissão de transição é de terra arrasada.

As entidades que compõem a Frente Pela Vida têm consciência dos grandes desafios a serem enfrentados na saúde e manifestam seu total apoio à ministra na sua gestão.

A Frente pela Vida se manterá ativa, atenta e solidária na busca de um futuro melhor com saúde para todos! Viva o SUS! Viva a Nísia! Viva a Frente pela Vida!

Acesse a nota em formato em PDF: