Ligia Bahia ministra Oficina de Participação Cidadã do Grito dos Excluídos Continental

Ligia Bahia, médica especialista em Saúde Pública e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ministra nessa sexta-feira (05) a partir das 19h uma oficina de Participação Cidadã para o Grito dos Excluídos Continental sobre o impacto financeiro das Organizações Sociais de Saúde (OSSs) na Saúde. A oficina será ministrada via Google Meet. Veja a seguir mais informações.

Serviço:

Grito dos Excluídos Continental / Oficina de Participação Cidadã
Rumo à Conferência Livre da Etapa Nacional da 17a. CNS, vamos discutir O Impacto financeiro das OSS na saúde
Dia 05 de maio, sexta-feira, das 19 às 22h
Acesso via Google Meet – link

Contaremos com a presença de Ligia Bahia – Médica especialista em Saúde Pública e Professora da UFRJ , autora de inúmeras publicações na área e com notória participação no debate público sobre questões relacionadas a Saúde pública e pandemia.

Vamos refletir sobre a terceirização da gestão dos serviços de saúde efetuada por meio de contratualização de Organização Social de Saúde (OSS), alternativa criada em 1998, sob a justificativa de que permitiria desburocratização dos processos e redução de custos. Contudo, os dados apontam para aumento de despesas e quadros de pessoal incompletos. Em muitos municípios um alto percentual de serviços está sob gestão de OSS, criando uma situação em que uma reversão do modelo torna-se muito complicada, mesmo que diante de irregularidades na execução dos serviços contratados.

Sabemos que a destinação de recursos para a saúde é uma questão fundamental e estes devem ser geridos com competência. Qual o impacto financeiro que a predominância das OSS nos serviços de saúde tem trazido? O que o controle social pode fazer a respeito?

Vamos refletir juntxs. Estamos nos preparando para a Conferência Livre Nacional de Saúde a ser realizada dia 20/05, no formato on line. Reserve essa data. Participe! Divulgue!