Nota de falecimento: Adib Domingos Jatene

Novembro não está sendo um mês fácil para a saúde pública brasileira. Outra grande perda aconteceu no último dia 14. Aos 85 anos, Adib Domingos Jatene faleceu no Hospital do Coração (HCor), em São Paulo, onde estava internado desde 22 de setembro, após sofrer um segundo infarto agudo do miocárdio.

Natural de Xapuri/AC, o ex-Ministro da Saúde trabalhou incansavelmente pelo SUS. Criou a extinta Contribuição Provisória Sobre Movimentação Financeira (CPMF), defendeu ferozmente o projeto de medicamentos genéricos e o programa de combate à Aids. Além disso, enquanto cientista e pesquisador publicou mais de 700 trabalhos científicos e foi um dos pioneiros em cirurgia cardíaca no Brasil.

Foi membro da Academia Nacional de Medicina, diretor do HCor e ministro da saúde nos governos Collor e Fernando Henrique Cardoso.

A diretoria do Cebes lamenta profundamente a perda desta notável personalidade e, em homenagem, resgata uma entrevista concedida a Matinas Suzuki e convidados, no programa Roda Viva de janeiro de 1998. É uma entrevista exemplar do que passam os executivos da saúde pública em relação aos recursos sempre escassos – ou mesmo quando não conseguem alcançar o produto do próprio esforço político-administrativo para financiar as atividades pelas quais são responsabilizados.

 

Leia também reportagem especial sobre o médico na Revista Época.