Seminário faz balanço da Agenda 2030 no contexto do Conselho Econômico e Social da ONU

Os Seminários Avançados em Saúde Global e Diplomacia da Saúde desta quarta-feira (26/7) farão um balanço da Agenda 2030 no contexto do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (Ecosoc) e alertam: ainda falta muito para atingir os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O webinário ocorre das 10h às 12h30, com transmissões em português, espanhol e inglês.

O embaixador Santiago Alcázar, colaborador do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz), abordará A insustentável leveza da irrelevância: o HPLF 2023 no Ecosoc. O coordenador do Cris, Paulo Buss explica que as decisões no Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável (HPLF, na sigla em inglês) e as iniciativas acabam se chocando com outros interesses. “Vemos o que se gasta nas guerras, o que o mundo aplica em iniciativas que colidem com a Agenda 2030, os gastos sustentados pelo mercado financeiro, que busca remuneração alta, independentemente de seu impacto ambiental ou na saúde. Ficam os alertas, mas são questões retóricas. Interesses de todas as dimensões que se possa imaginar derrubam qualquer intenção, qualquer política pública que se comece a se formular”.

O ministro conselheiro Emerson Kloss, delegado da missão brasileira nas Nações Unidas, trará a visão do Brasil sobre a Agenda 2030 no Ecosoc, enquanto caberá à coordenadora do Relatório Luz (documento elaborado pelo Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 que analisa a implementação dos ODS no Brasil), Alessandra Nilo, abordar o tema sob a perspectiva da sociedade civil. O pesquisador visitante Armando De Negri Filho discutirá por que não houve avanços.

“Estamos na metade do prazo para implementar a Agenda 2030 e, na avaliação do secretário-geral da ONU, António Guterres, estamos atrasados em quase todos os indicadores. Os cientistas também são dessa opinião. Eles fizeram um alerta, baseado em evidências, de que não só as metas não foram alcançadas como a situação está piorando, como em termos ambientais”, alerta Buss, que fará a mediação do seminário.

O seminário Balanço da Agenda 2030 no Ecosoc: alertas alarmantes terá transmissões em português, inglês e espanhol.

Assista em português no link ou a seguir: