Seminário Seguridade Social e Cidadania

O Cebes realizou, com o apoio do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), nos dias 4 e 5 de setembro de 2008, no Rio de Janeiro,  o seminário internacional “Seguridade Social e Cidadania: desafios para uma sociedade inclusiva”. O evento teve a participação de intelectuais, especialistas, representantes de movimentos sociais, estudantes e profissionais de saúde que discutiram os dilemas e as perspectivas da seguridade social hoje. O seminário foi composto por 3 mesas, com palestrantes internacionais e nacionais e debatedores, e abriu espaço para formação de um grupo de trabalho aberto aos participantes para discussão de propostas e estratégias de ação para a seguridade social.

“Contradições e tensões à efetivação do direito, da universalidade e da integralidade”, com Joan Subirats (Universidad Autónoma de Barcelona), Analía Minteguiaga (FLACSO –  Equador), Roger Rios (Juiz Federal – RS) e Sonia Fleury (presidente Cebes), foi o tema da primeira mesa. Os debatedores: Maria Aparecida Faria (CNTSS) e Guacira César de Oliveira (CFEMEA).

“Constrangimentos do modelo econômico à Seguridade Social” foi o tema da segunda mesa. Participaram Ana Sojo (CEPAL), Marcio Pochmann (IPEA), José Roberto Afonso (Economista) e Maria Lúcia Werneck Vianna (UFRJ). Os debatedores: Adhemar Mineiro (Dieese); Assunta Di Dea Bergamasco (ANFIP); e Irina Bacci (ABGLT)

“Bases institucionais e financeiras da Seguridade social no Brasil” deu título à terceira mesa, com Eli Iôla Gurgel (UFMG), Sulamis Dain (UERJ), Aldaíza Sposati (PUC/SP) e Guilherme Delgado (CNBB). Os debatedores: Francisco Batista Júnior (CNS) e Floriano José Martins (Fundação ANFIP).

Abaixo algumas das apresentações para download:

Bases institucionais e financeiras da seguridade social – por Aldaíza Sposati

Desafios de La Protección Social – por Ana Soja

Receitas da seguridade social – por Guilherme Delgado

Democracia y transformación Social – por Joan Subirats

Interface entre seguridade social e fiscalidade no Brasil – por José Roberto Afonso e Gabriel Junqueira