No Dia Nacional da Saúde, Frente pela Vida e CNS entregam manifesto: Em Defesa da Vida, do SUS e da Democracia!

Nesse Dia Nacional de Saúde, 5 de Agosto, o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), em conjunto com entidades que integram e apoiam a Frente pela Vida, como a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), a Rede Unida, o Conselho Nacional de Saúde (CNS), Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), dentre outras, promoveram na manhã um ato em Defesa da Vida, do SUS e da Democracia, e apoio à CPI da Pandemia. O documento, entregue aos senadores Omar Aziz, Humberto Costa, Randolfe Rodrigues, Renan Calheiros e Alessandro Vieira, denuncia que a pandemia de covid-19 ainda não está controlada, apesar da tendência de queda geral no número de casos e de óbitos pela doença.

Participaram do ato presencial, Fernando Pigatto, presidente do CNS, com representantes da Frente pela Vida, como Heleno Rodrigues Correa Filho, dirigente do Cebes, além de Paulo Henrique Scrivano Garrido, do Sindicato Nacional da Fiocruz, e Laila Salmen Espíndola, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Lúcia Souto, presidenta do Cebes, abriu o evento:

Hoje estamos organizando um ato em defesa da Vida, do SUS e da Democracia. Estamos aqui entregando um manifesto ao Congresso Nacional à CPI da Covid-19, um ato político importante que temos várias ameaças à vida, democracia, ao SUS, direitos sociais do Brasil. A Frente pela Vida marcou essa data do Dia Nacional de Saúde com luta. Gostaríamos de reverenciar as mais de 557 mil pessoas, mulheres, homens, que morreram por mortes evitáveis pela covid-19.

O Brasil tem uma cobertura de menos de 19% de 2 doses da vacina, cobertura em torno de 49% da 1a dose da vacina – o que é muito pouco. Temos população suscetível enorme. Precisamos ampliar e acelerar a vacinação no Brasil. Além disso, embora não estejamos testando e nem rastreando a população brasileira para podermos ter noção mais precisa do que se passa no nosso território, sabemos que a variante Delta é uma variante dominante em território nacional. Temos que ter sinal de alerta porque tem uma transmissibilidade enorme. Estamos em risco. Não podemos baixar a guarda.

Precisamos manter medidas não farmacológicas, como uso de máscara, não aglomeração, não precipitar a liberação (de atividades econômicas não essenciais). Não há saída individual. A saída para pandemia é uma saída coletiva, solidária, do País inteiro. Diante de um governo genocida, consideramos uma necessidade marcar hoje, o Dia Nacional da Saúde, para além do luto, um dia de luta em defesa da vida, do SUS e da Democracia.

Hoje estamos entregando o Manifesto à CPI da Covid-19 porque consideramos importantíssimo apuração desses crimes contra a vida, Saúde e democracia. Para o Brasil superar a catástrofe, decidimos dar demonstração clara de apoio à CPI e dizer que o Brasil não irá se calar até que a gente consiga reverenciar à altura as mais de 560 mil pessoas que morreram e respectivas famílias

A seguir, o presidenta da Fenafar, Ronald Ferreira dos Santos, leu o Manifesto (que pode ser acessado no link).

Entrega do manifesto ao Senado pelo Presidente do CNS Fernando Pigatto:

“Estamos entregando o Manifesto, que também é de apoio à CPI. Esse manifesto foi lançado no 1o semestre do ano passado. Fizemos plano nacional de enfrentamento à pandemia. Agora no dia Nacional da Saúde estamos atualizando o manifesto em Defesa da Vida, do SUS e da Democracia e viemos lhe entregar o documento”

Senador Alessandro Vieira:

“A defesa da Saúde é uma obrigação que todos temos. O Senado está cumprindo a pauta histórica. Parabéns pelo trabalho. Vamos juntos defender a saúde pública brasileira”

Senador Humberto Costa:

Quero ressaltar da importância dessa comemoração hoje. Mais do que uma comemoração é um evento de luta, especialmente pelo que estamos vivendo no mundo hoje, particularmente no nosso País. Vou fazer um registro da nossa reunião de hoje na CPI do recebimento do Manifesto e reafirmar o nosso compromisso com o SUS, que efetivamente cumpra todos os princípios definidos pela Constituição de ser universal, gratuito, integral e que o Brasil cumpra a responsabilidade que a saúde seja direito de todos. E que isso seja feito com gestão adequada, moderna e profissional”

A integrantes da CPI Omar Aziz, Humberto Costa, Randolfe Rodrigues e Renan Calheiros

Pigatto: “CNS entrega o manifesto em Defesa da Vida, SUS e Democracia e apoio a essa CPI. Trazemos total e irrestrito apoio ao trabalho de vocês. E queremos que as pessoas responsáveis por centenas de milhares de mortes sejam responsabilizadas por milhões de pessoas infectadas . Se tiver crime, que paguem pelo crime. Doa a quem doer

Depoimento de ex-ministros da Saúde:

Arthur Chioro

Nesse Dia Nacional em Defesa da Vida, do SUS e da Democracia, liderados pela Frente pela Vida, quero me associar a todos e todas que compreendem a gravidade do momento marcado pelo descompromisso, falta de empatia, pela predominância de uma lógica econômica neoliberal onde a vida não tem valor algum. Nós, a partir de tudo aquilo que vínhamos construindo, a partir do SUS, nos colocamos na linha de frente em defesa da própria democracia e saúde como direito. Muita luta pela frente. Esperamos que no próximo Dia Nacional da Saúde possamos contar a nova história. Em respeito à morte de mais de 557 mil brasileiros que se foram pelo descompromisso do governo. É preciso lutar pela saúde, pela vida e pela democracia.”

Alexandre Padilha

Aqui quem fala é Alexandre Padilha, médico infectologista, professor universitário, ministro de Saúde da presidenta Dilma. Venho aqui junto com ex-ministros nesse 5 de agosto, dia de luta pela saúde, acompanhar o ato da Frente pela Vida que entregará o Manifesto e fará ações tanto no plenário do Senado e junto com integrantes da CPI da Covid-19. Vamos pra luta. Nunca a população brasileira teve tanta percepção da importância do SUS como nesse momento. Precisamos transformar essa percepção em luta, pelo fortalecimento do SUS, defesa da vida e superação da pandemia. Te encontro lá”

José Gomes Temporão

Quero cumprimentar todos que compõe a Frente pela Vida, em defesa do SUS, da Vida e da Democracia. Quero parabenizar todas as entidades e movimentos que se unem nesse grande esforço pela segurança da nação em defesa da vida e saúde universal. A luta intransigente desse governo que ameaça a nossa vida, a nossa segurança, deve ser cotidiana, firme. Temos que pensar também para o futuro. Que justiça queremos? Temos que pensar no racismo estrutural, na desigualdade e pobreza estruturais. Temos que avaliar as forças que se colocam contra a universalização da saúde. Temos que avaliar que democracia queremos construir. Esse momento é de união, de luta, de reflexão e construção de uma agenda futura para que o País possa se reencontrar com sua história, reencontrar com a esperança de dias melhores, em defesa da vida, saúde universal e da democracia.”

Parlamentares

Jandira Feghali

É muito importante esse alerta que a Frente pela vida dá ao parlamento brasileiro, que muita gente acha que a pandemia está passando, já passou, está resolvido. Precisamos alertar ao parlamento e autoridades brasileiras que a situação é dramática. Estamos vivendo tragédia sanitária e política com uma total descoordenação nacional.

A última vez que o ministro esteve aqui, todos questionamentos que levantamos, dos mais banais aos mais complexos, ficaram sem resposta. Perguntamos sobre testes: ‘Ministro cadê os testes rápidos? Por que não foram comprados?’. Isso em julho de 2021. Disse que iam licitar. Ou seja as cidades só tem testes antígenos por ações próprias de gestores locais, porque não há visão federal epidemiológica, sanitária de uma pandemia. É perene essa atitude do País em relação a essa tragédia sanitária.

E também preocupa a atuação e atitude de gestores locais em prol de uma flexibilização das medidas de prevenção em relação a pandemia. Esse alerta que é dado hoje, essa preocupação maior de profissionais e das entidades que atuam do ponto de vista acadêmico, assistencial e político, é importante.

A CPI precisa ter esse respaldo para saber que vocês estão observando a atuação da CPI, não só da apuração do que está acontecendo, do encaminhamento da pandemia, mas dos ilícitos que ocorrem e que tentam ganhar dinheiro com morte do povo brasileiro. Quero saudar iniciativa.

Temos tentando fazer no parlamento brasileiro, no campo da oposição, o que nos cabe fazer, não só na comissão de Seguridade, comissão Externa de Acompanhamento da Pandemia… Não podemos falar na CPI mas podemos ajudar com os dados que temos. É importante a pressão política da sociedade em torno desse tema. Estamos tensionando também no campo de econômico e democrático. Temos denunciado as questões das grávidas, da fome, dos órfãos da covid-19. Publiquei um artigo denunciando que a precarização do trabalho, e do não acesso a benefícios previdenciários deixaram 130 mil crianças e adolescentes sem nenhum direito de pais e avós que morreram na pandemia.

São muitas frentes, muitas lutas. Estamos aqui para isso. Contamos com parceria que vocês tem de luta, da Frente pela Vida. Parabéns!

Enfermeira Rejane (deputada Estadual RJ)

“Estamos aqui para saudar nosso dia 5 de agosto, Dia Nacional da Saúde, de luta pela vida, pelo SUS e pela democracia do nosso País. É necessário que a gente tenha consciência que esse governo genocida já matou mais de 500 mil pessoas nessa pandemia. As mortes não se dão só pela doença, mas pela fome, desemprego. Temos que lutar muito por um SUS decente que valorize nosso povo e trabalhadores, que estão dando a própria vida para salvar a vida do povo, muitas vezes sem pagamento, férias, sem direitos constitucionais.

É necessário que a gente faça uma reflexão muito grande e defenda a vida do povo. E entenda que é necessário a nossa junção pelo uso da máscara, pelo direito de ter vacina para todos e de ser testado. É necessário que a gente perceba que a vida do nosso povo está com sequelas que a doença deixou. Nesse dia 5 de agosto viva o SUS! Viva a Saúde! Viva a Vida! Fora Bolsonaro.”

Alice Portugal

É mais um dia que lamentamos mais de meio milhão de vidas perdidas em função da falta de vacinas, de uma inépcia de um governo, falta de responsabilidade com saúde da população.

Estamos aqui na Câmara dos deputados, na comissão que discute a reforma administrativa que atingirá os trabalhadores da saúde em cheio. Estou lado dos deputados Rogério Correio e Paulo Ramos. Estamos na resistência híbrida, remota e presencial.

Ao meio dia teremos um fôlego de luta com a presença dos profissionais da enfermagem na frente do Congresso Nacional na luta pelas 30 horas e por um piso salarial. É o básico para uma profissão numerosa, majoritariamente feminina, que padece de todas as atipias do mundo da saúde no Brasil, que sofre comorbidades de uma profissão penosa, perigosa, que não tem reconhecimento mínimo da OMS. A enfermagem é admirada. De Ana Nery a todas as jovens técnicas de enfermagem, auxiliares, mulheres, enfermeiras, que administram um batalhão civil.

Estaremos juntos hoje com a enfermagem brasileira e, sem dúvida, é um dia simbólico porque sabemos que a CPI desvenda mistérios que não imaginaríamos e que para além da inépcia, falta de resposta às empresas produtoras de vacina, teríamos uma ação deletéria de elevar os preços de uma vacina que sequer testada no Brasil foi.

Deixo meus abraços às entidades, profissionais de saúde e compromisso de continuarmos firmes na defesa do SUS como grande bandeira de defesa de cidadania e garantia de serviços públicos nesse momento que o Estado brasileiro está ameaçado de dissolução. A PEC 32 é exatamente isso: dissolução do Estado brasileiro que só pode interessar o mercado mais comezinho, mesquinho que não entendem que no Brasil ainda tem grande pobreza e que o Estado além de ser mediador tem que ser provedor em grandes aspectos. Juntos na luta! Fora Bolsonaro e Viva o SUS!

Deputado Odorico Monteiro

Nesse momento a sociedade brasileira está em defesa da Saúde, da Ciência, de graves crises sanitárias, não só crise sanitária sem precedente, mas uma crise econômica”

Pedro Uczai

Importante esse ato, mobilização em defesa do SUS, da saúde pública, do direito humano à saúde – e tem que ser saúde pública, porque não se garante direito humano com saúde privada.

Quero parabenizar a história de todas essas entidades como a Fiocruz, que constrói esperança – é só destinar recursos, garantir que profissionais tenham orçamento, condições de trabalho, desenvolver pesquisas para continuar transformando esse país em referência em vacina, em política pública de vacinação.

Temos que pensar juntos com todas as entidades um novo País, retomar esperança de projeto de Brasil, onde democracia e direito humano à saúde pública, onde a gente resgata a vida como um valor fundamental nessa proliferação do genocídio de tantas mortes de brasileiras e brasileiros. Quando a gente coloca o Dia Nacional em Defesa às Vitimas da Covid-19, o dia 12 de março, a gente traz uma mulher como referência a primeira mulher que morreu vítima de Covid no Brasil. Era trabalhadora, empregada doméstica.

Trazer nesse momento essa luta e mobilização de vocês só nos dá forças e esperança de que dá para superar profundas desigualdades sociais, sanitárias e profunda desigualdade humana e com tanto genocídio patrocinado por esse governo, retomar perspectiva de outro Brasil e nesse outro Brasil cabe a valorização de profissionais, da Fiocruz, do SUS e da vida. Parabéns a todos que colocam a vida no centro da luta. Defender a vida é uma causa nobre do ser humano. Continuamos na indignação organizada, transformando em resistência, luta em esperança.

Entidades:

Presidente da Abrasco, Rosana Onocko

Com muito orgulho que eu represento hoje a Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva), e nos juntamos à defesa desse dia, que é um dia de luta, mas que é um dia que a gente homenageia o Dia Nacional da Saúde. Que foi indicado em homenagem a um grande sanitarista que foi Oswaldo Cruz, hoje seria seu aniversário. A lembrança de Oswaldo Cruz é inspiradora nos dias tenebrosos que vivemos em nosso país. Oswaldo Cruz conseguiu erradicar epidemias. Ele não desistiu do seu desejo, da sua vontade de melhorar a saúde do povo brasileiro. Estamos desde o começo da pandemia, na Frente pela Vida, tentando sustentar a defesa do SUS, defender a vida, o direito à saúde e a democracia, lamentavelmente, vemos em nosso país, e assistimos com dor o genocídio da população brasileira na qual as populações mais vulnerabilizadas se mostraram mais dramaticamente atingidas pela pandemia.

Vários estudos mostram que poderíamos ter evitado aproximadamente 400 mil mortes. E a gente achava que tudo isso se devia exclusivamente a inépcia, a não-condução realizada a partir do Governo Federal e do Ministério da Saúde, no controle da pandemia. Pensamos que seria exclusivamente por falta de competência técnica, por inaptidão mas estamos vendo agora a partir dos achados da CPI que temos um plano sistemático orquestrado, que se assenta na corrupção. Então a última fantasia que ficava sobre esse governo, de que não era corrupto, caiu pelo chão. É por isso que nós juntamos todas as entidades no apoio a CPI, na reivindicação do direito à saúde, na defesa do Sistema Único de Saúde e pedimos firmemente aos parlamentares que se posicionem para interromper esse processo que continua ceifando vidas todo dia. Continuamos na luta. Viva o SUS!

Túlio Franco, coordenador da Rede Unida

“É mais um dia de luta, entre tantos esses dias que tem sido cada dia de vencer novos desafios e enfrentamento da pandemia e esse governo que insistiu em lutar contra nossa população deixando desprotegida contra a covid-19.

Com a CPI assistimos estarrecidos com o fato que no ano de 2020, enquanto milhares de pessoas agonizavam nos hospitais, vimos o governo se meter em situação de negociatas, corrupção na compra de vacina. Essa realidade só foi possível estender porque teve pressão popular e iniciativa de parlamentares que estão jogando luz em toda situação vivida e jogando luz aos fatos que a população brasileira teve ao longo desse tempo, a mercê de um governo que não quis proteger e defender essa população. Isso está ficando claro.

Para nós é mais um dia de luta. É fundamental que a gente, da Frente pela Vida, esteja mobilizando a população, apoiando a CPI. Nossa luta continua dentro dessa mesma perspectiva de vencer o vírus e esse governo que mata a própria população, que joga no sentido de deixar a população exposta. Nosso esforço de continuar a construção do SUS que sairá desse episódio mais forte, robusto e com condições de proteger e cuidar da população. Portanto, estamos juntos na continuidade dessa luta e que esse desfecho seja o mais favorável possível para a população brasileira.”

Sonia Acioli, presidente da ABEn

A ABEn reafirma a importância da Frente pela Vida. É momento de reafirmação de princípios de lutas e fortalecimento de nossas intenções. É um momento de reafirmar a importância dessa ato em defesa da vida, do SUS público e da democracia nesse dia Nacional da Saúde.

Isso é fundamental por causa do descompromisso do governo brasileiro com a saúde da população e com descalabros que estão sendo demonstrados no desdobramento da CPI da Saúde. Isso é dia de luta de valorização da enfermagem enquanto trabalhadores da saúde. Falando do SUS estamos falando de todos trabalhadores da Saúde.

Estamos com articulação com Fórum Nacional da Enfermagem e continuemos enquanto frente ampla, juntos, com parlamentares, ex-ministros, todas entidades, movimentos populares, estão aqui incansáveis pelo direito à saúde. Viva o SUS e a Democracia! E continuamos juntos.

ASFOC

Dia nacional da saúde. Trabalhadoras e trabalhadores da Fiocruz presente em defesa da Vida, do SUS e democracia. A vida em 1o lugar, saúde é democracia, democracia é saúde. Valorizar a vida é valorizar o SUS. Asfoc atuante na luta sempre.

Fernanda Magano, Federação Nacional Sind Trab Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (FENASPS)

“Hoje somos mais de 560 mil mortos, o que é algo extremamente grave. Nós da Federação Nacional da Psicologia temos fortemente atuado nas questões que tangem a saúde mental, acolhimento também das mazelas que acontecem na saúde mental, efeitos em decorrência da pandemia.

Que a gente possa juntos construir enfrentamentos contra a corrupção, pelo cuidado da população brasileira, por vacinas para todes e na perspectiva de garantir os cuidados de políticas intersetoriais: saúde, educação e assistência social no enfrentamento dessa pandemia. Vacina no Braço, comida no prato e que a gente possa, nesse Dia Nacional da Saúde, continuar com o CNS, com a Frente pela Vida, nos enfrentamentos necessários para que a gente tenha uma população brasileira protegida.

Como País que tem tantas qualidades e enfrentado desmontes de políticas públicas, não podemos ficar calados. Então estamos em luto, mas luto é também verbo, é lutar pela vida, sentir com a nossa população o mesmo sentimento pelas perdas, abraços fraternos às famílias, que cumpra os princípios desse manifesto e continue com a Frente pela Vida das denúncias de todos os descasos que tem acontecido pelo País. Fora Bolsonaro. Pela vida da saúde, da vida e das pessoas.”

Getúlio, da Confederação nacional de associação de moradores (CONAM).

“A CONAM está junto com a Frente pela Vida, com lutadores e lutadoras que defendem o SUS no dia a dia. Hoje é dia mobilização em defesa da vida, do SUS e que a gente possa superar o vírus e o verme e possa restabelecer a democracia no Brasil. Precisa superar o governo negacionismo que tem feito esforços para atrapalhar o enfrentamento da pandemia no Brasil.

A CPI tem deixado nu todas ações desmandos que partiram do governo federal para atrapalhar o combate à pandemia. Se nós, entidades que participam do CNS, que integra a Frente pela Vida, já vínhamos denunciando que o enfrentamento da pandemia era genocida. Mas a população tem dificuldade de entender isso. Mas a partir do ponto que a CPI deixou claro que o que estava por trás disso era corrupção, roubo…

Nesse Dia da Saúde a gente reafirma bandeiras: vacina no braço, comida no prato. A CONAM está aqui faceira porque a luta pela saúde mobiliza a população brasileira. Hoje é dia de homenagear Oswaldo Cruz e também dia de lutar por saúde para todas e todos.”

Conceição Silva, UNEGRO

“Profissional de saúde se completa muito com enfermagem e a enfermagem brasileira é de maioria negra. A UNEGRO se solidariza a todas as famílias vítimas desse governo genocida e coloca também nessa luta em defesa da vacina, da saúde pública, da saúde coletiva e direito humano. Conclamamos a população, parlamentares para fazer enfrentamento do SUS, da vida e da população brasileira.

Agradecemos, solidarizamos e nos colocamos como força dentro política de atuação à nossa entidade, que tem diversidade muito grande da população e dentro dessa construção como população negra em defesa da democracia, luta pela saúde, pela solidariedade e direito à vida. Vidas negras importam e que sejamos todas unidas e unidos nessa luta.”

Adilson Araújo, presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras (CTB)

“Agora há pouco em Brasília aconteceu algo surreal: fizemos dois balões em defesa da enfermagem, do SUS, e a polícia de Brasília pediu a remoção dos balões. O próprio dono da empresa dos balões disse que nunca acontece isso. Então isso é parte do arcabouço e queria dizer da importância desse ato.

Estamos numa crise sanitária, geopolítica, de grande repercussão da vida das pessoas. Esse ambiente político reforça a necessidade de uma radicalidade consequente. Por que falo isso? Porque o golpe que subtraiu o mandato de Dilma Rousseff proclamou uma máxima de que o custo para a Constituição Cidadã de 1988 que deu consequência fundamental do SUS e um conjunto de medidas constitucionais como previsão de inaugurar a possibilidade de dar passos a construção de um estado de bem-estar social foi interrompido.

A tecnocracia de plantão, sob o manto do limite do Teto de Gastos tenta asfixiar Estados, municípios e podar toda e qualquer avanço de ascensão social. Nessa hora de crise onde mais de 560 mil pessoas perderam a vida motivada pelo negacionismo, pelo governo ultra-neoliberal, que é como classifico o governo do presidente Jair Messias Bolsonaro, como presidente da morte, é necessário que a gente siga junto. Não podemos ter dúvidas que o Brasil ainda tem muita coisa a ser feita. As insuficiências decantadas na pandemia – falta de álcool em gel, máscara, falta de UTI, sedativos, oxigênio – demonstra a incapacidade do ponto de vista das forças produtivas e de um projeto de desenvolvimento nacional vocacionados a atribuir valor sobretudo a social e necessidade imperativo de garantir seguridade, assistência, seguro social e saúde. Portanto proclamar uma nova ordem, fazer valer de uma frente de salvação do País está em sintonia com aqueles que querem trabalhar numa perspectiva de construção de um País mais humano e menos desigual. Estamos juntos! Vida longa à classe trabalhadora e ao povo brasileiro!”

Oséias Cardoso, vice-presidente da CTB do Amapá

“Aqui no Amapá, estamos pedindo dentro de todos os espaços, dos Conselhos, por uma reflexão que o SUS deveria sair muito mais agigantando, gigantesco. É preciso entender o cenário nacional e o que esse governo está fazendo com a classe trabalhadora. O SUS é todos nós, mas a classe trabalhadora está sendo atacada violentamente nos retrocessos que estamos tendo nas Normas Regulamentadoras. Digo que já estamos num trabalho… em muitas regiões legalizaram a escravidão. Há o adoecimento da classe trabalhadora com esse retrocesso que está tendo. O SUS, os Redes Sentinelas, Cerestis, as CTIs, tanto municipais como estaduais… o SUS é gigantesco. A pandemia veio para mostrar o quanto o SUS é gigante, mas como o SUS é diferenciado em regiões. Não é novidade para ninguém o que aconteceu em Manaus, na região Norte.

Todos nós devemos vestir a camisa do SUS, lutar nos hospitais pelo SUS humanitário, que salva vidas. A gente é uma parte dele. Estamos dentro desse processo de fiscalizar o SUS humanitário. Em nome de todos companheiros do Amapá, de todo o Brasil que milita dentro do SUS, companheiras e companheiros, se indigna o que está acontecendo na pandemia.

Temos que lutar muito, cada dia, por esse SUS que é único no mundo. Ele nos salva todo dia. É vida. A gente está lutando dentro do sindicato informando à classe trabalhando quem está fazendo esse retrocesso na classe trabalhadora. Eles tem que ter visão política também. A gente fala dos dois extremos, mas aí estão os partidos de centro que estão dando as cartas nesse governo.

É muito gratificante participar desse ato e ver que tem muitas pessoas no Brasil defendendo o SUS. Viva o SUS! E vamos fortalecer o SUS cada dia mais.”

Falas do vídeo de encerramento:

Fernando Pigatto, presidente do CNS

Estamos hoje no Dia Nacional da Saúde para marcar a luta em defesa da vida, do SUS e democracia. Entregamos o manifesto à integrantes da CPI, ao próprio presidente, vice-presidente, relator, demais senadores e senadoras. Esse manifesto expressa a nossa vontade que essa CPI conclua esse trabalho responsabilizando todos aqueles entes públicos ou privados, independente do espaço que ocupem, que tiveram crimes cometidos pela pandemia, que sejam responsabilizados. Estou na presidência do CNS, meu nome é Fernando Pigatto, estou com outros representantes da Frente pela Vida que vou passar a palavra.

Professora Laila, SBPC

Professora Laila, da UNB, representando a SBPC, lembrar que sem recursos e orçamento não tem como fazer pesquisa científica, conhecer a doença e proporcionar o que precisa para conter esse vírus. Temos que conhecer o coronavírus, a doença para conter esse vírus. A Ciência brasileira tem que fornecer isso e ajudar a sociedade brasileira.

Paulo Garrido, ASFOC

Sou Paulo Garrido, da executiva nacional do sindicato nacional dos trabalhadores e trabalhadoras da Fundação Oswaldo Cruz e da Associação Nacional Vida e Justiça, estamos aqui nesse dia nacional da saúde junto com a Frente pela vida, em defesa da vida, do SUS e da democracia. Trabalhadores e trabalhadoras da Fiocruz em luta pela vida.

Heleno, Cebes

Sou Heleno, representando o Cebes e viemos com a Frente pela Vida reivindicar mais democracia para o controle de contágio, revogação da EC 95, que retirou dinheiro do SUS, e vacinação dos trabalhadores expostos.

Pigatto:

Estamos transformando luto em luta, sempre em defesa da democracia.

Após o ato, as entidades reforçaram às 12h o ato “Valorizar a Vida é Valorizar o SUS”, liderado pelo Fórum Nacional da Enfermagem.

Veja a transmissão do ato: