CEBES Bahia realiza mais um debate Rumo a 15º Conferência Nacional de Saúde

Na última terça-feira (28/04), ocorreu a 6º etapa do ciclo de debates Rumo à 15º Conferência Nacional de Saúde que vem sendo realizado desde o fim do ano passado pelo núcleo baiano do CEBES. O evento que teve como objetivo central debater a conjuntura atual e os desafios para a participação popular na defesa do Sistema Único de Saúde foi realizado no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia, em parceria com a Liga Acadêmica de Fisioterapia e Saúde Coletiva e o Fórum Acadêmico de Saúde.

Liz Duque Magno, membro da Diretoria Nacional do CEBES realizou uma análise da conjuntura atual do SUS, a partir dos achados da sua dissertação de mestrado intitulada “dos Clamores das ruas aos rumores no congresso”. Na sua análise Liz apresentou elementos das manifestações de rua ocorridas em junho de 2013, sobretudo no que se relacionava a pauta de saúde e discutiu sobre como as campanhas presidenciais de 2014 incorporaram o tema da saúde nos seus programas de governo de forma superficial e conservadora. Por fim atualizou os recentes ataques ao SUS como observado no debate referente Cobertura Universal de Saúde e o projeto de lei aprovado que regulamenta abertura ao capital estrangeiro.

Jairnilson Paim, fundador do CEBES e membro do Núcleo Bahia, reforçou as críticas realizadas e as ameaças ao SUS, destacando a importância da mobilização social como indispensável para o enfrentamento da conjuntura atual. Afirmou a importância da constituição de sujeitos individuais e coletivos no processo de militância sócio-política.

Lilian Marinho, representante da Rede Feminista em Saúde e do Conselho Estadual de Saúde discutiu as possibilidades e limites da democracia representativa a partir da análise das conferências e conselhos de saúde. Destacou a importância da juventude nos processos de transformação do setor saúde e nos processos mais amplos de transformação da sociedade.

O estudante Iuri Boness, do Fórum Acadêmico de Saúde atualizou os espaços de discussões e organização que os estudantes vêm propondo e reforçou a importância da juventude estar cada vez mais presente nas lutas pelo direito universal à saúde.

O CEBES Bahia segue com um calendário de debates e convoca ampla mobilização na luta pela efetiva garantia do direito social à saúde, sobretudo diante das ameaças ao Sistema Único de Saúde que estão em curso.

#SAUDENAOEMERCADORIA